Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Mamografia ao alcance de todas as acreanas

Um exame que dura pouco mais de 10 minutos pode ajudar a prolongar a vida das mulheres ao diagnosticar precocemente o câncer de mama. Se identificado no início tem até 95% de cura. Rápido, gratuito, com baixo ou nenhum tempo de espera, a mamografia pode ser feita diariamente de 7 às 16h no Centro de Oncologia do Acre (Cecon). Têm prioridade absoluta mulheres da faixa etária entre 50 e 69 anos, grupo considerado de alto risco para contrair a doença e de quem não se exige encaminhamento médico.

É oferecida também à demanda existente, representada por pessoas de 40 a 49 anos e aos casos que requeiram atenção especial das demais faixas etárias. São 80 vagas por dia, parte delas ociosa, e que começam a ser preenchidas gradativamente depois de lançada a campanha Outubro Rosa.

No Acre, as metas para o público que possui entre 50 e 69 anos ainda não foram atingidas. A cobertura alcançada é de 0,05% totalizando 1.771 exames, quase a metade do total de mamografias realizadas entre janeiro a setembro deste ano. Todo o esforço empreendido para aprimorar o atendimento com a contratação de novos servidores pelo Pró-Saúde, aumentando o número de contratos médicos, elaborar escala justa de trabalho e fomentar a humanização do serviço é em vão se não há público para responder à oferta.

A diretora do Cecon, Zélia Assis diz que é preciso difundir a informação correta sobre as condições da atual prestação do serviço e as facilidades de acessá-lo. Para quem tem acima de 50 anos, o exame pode ser feito no mesmo dia ou com algumas exceções de demanda, no dia seguinte. “Não há agendamento. Elas são atendidas no mesmo dia”, afirma o diretor. Todas as pacientes recebem acolhimento dos servidores, preparados para deixá-las confiantes para passar pelo exame.

“Explicamos o procedimento, que é um exame de compressão, que pode doer um pouco, mas que pode diagnosticar a doença no início”, explica Rosana Lopes Pitoni. Em todo o Estado, a população feminina com idade entre 50 e 69 anos é de 36.646 que devem fazer a mamografia em período de 2 em 2 anos como prevenção.

Mutirões de cirurgias no joelho – O Hospital das Clínicas também realiza, ao longo desta semana, um mutirão de cirur-gias ortopédicas. A meta é atender 50 pacientes que terão a oportunidade de retomar suas atividades sem lesões no joelho. Trata-se de uma parceria do Governo do Acre em parceria com o Into. (Agência Acre)

Sair da versão mobile