Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Menos vagas de trabalho em outubro confirmam desaceleração da economia

Os dados relativos a outubro do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, indicam que a crise internacional já mostra reflexos no mercado de trabalho brasileiro, que já vinha perdendo fôlego devido à desaceleração da atividade doméstica.

Em outubro foram criadas 126,1 mil vagas com carteira assinada, número 39,7% inferior ao de setembro de 2011 e 38,4% inferior ao que havia sido registrado em outubro de 2010. Os destaques positivos na geração de emprego no mês de outubro foram os setores de Serviços (+77.201) e Comércio (+60.878). Já os setores Agricultura (-29.913) e Serviços Industriais de Utilidade Pública (+380) são os destaques negativos.

 

Para a Divisão Econômica da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), os dados de outubro do Caged mostram um ritmo mais reduzido de geração de emprego formal no País, apesar da contratação de emprego temporário conferir uma sazonalidade positiva para os setores de comércio e de serviços.

“Esse ritmo mais lento também é notado nos setores que vinham apresentando maior crescimento, como Indústria Extrativa e Construção Civil. Após o fim do período de contratação temporária no Natal, que termina em novembro, esperamos dados menos favoráveis para o emprego formal”, aponta Marianne Hanson, economista da Confederação. (CNC)

Sair da versão mobile