Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Ministério da Justiça prorroga permanência da Força Nacional no Acre por mais 90 dias

O Ministério da Justiça publicou na edição de ontem (18) do Diário Oficial da União (DOU) portaria estendendo a presença da Força Nacional por mais 90 dias no Acre e em mais 8 estados (Amapá, Pará, Rorai-ma, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Amazonas, Rondônia e Paraná). A portaria foi assinada pelo ministro José Eduardo Cardozo.

A justificativa para a prorrogação é para que a Força Nacional siga atuando no combate ao tráfico de drogas e de armas nos estados fronteiriços do país, além de impedir a entrada de produtos ilegais contrabandeados do Peru, Bolívia, Paraguai e Argentina, e a saída irregular de riquezas ilícitas nestes países. Desde o final de 2009 a Força Nacional vem  ajudando maciçamente nesta frente de repressão ao tráfico nas fronteiras.

Durante estes 3 meses, a Força continuará dando suporte à Polícia Federal (PF), atuando em 17 cidades que fazem parte da rota de drogas da América Latina. O prazo para a estadia prorrogado da Força Nacional pode ser estendido, mais uma vez, por igual período.

Segundo a Agência Brasil, a portaria também determina a estadia prorrogada por mais 90 dias da Força Nacional para o Distrito Federal. Na capital brasileira, a Força tem a missão de garantir atividades e serviços que visem à preservação da ordem pública, em apoio à polícia ostensiva e judiciária.

Sair da versão mobile