16 de dezembro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

16 de dezembro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Programa Saúde na Escola é encerrado com entrega de Kits a 5 escolas

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
17/11/2011 - 20:43
Manda no zap!CompartilharTuitar

 

O prefeito Raimundo Angelim e os secretários  municipais Marcio Batista e Osvaldo Leal, de Educação e Saúde, respectivamente,   realizaram  nesta quinta-feira, 17, a última edição do Programa Saúde na Escola (PSE)  em 2011 com a entrega de dez kits PSE para cinco escolas e cinco unidades do Programa Saúde da Família em Rio Branco.  Participaram, além de técnicos da PMRB, o assessor de imprensa  Oly Duarte e a secretária de Assistência Social, Estefânia Pontes.
PMRB kit saúde
O evento ocorreu na Escola Chico Mendes, no bairro da Corrente.  Estudantes, pais e moradores da região puderam ter acesso a consultas médicas, aferição de pressão e teste de glicemia, atendimento odontológico, atualização da carteira de vacinação, palestras educativas e apresentação dos kits de material clínico do Programa Saúde na Escola, cujo objetivo é desenvolver ações de saúde na escola de forma a contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações da promoção, prevenção e atenção em saúde com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens na rede pública de ensino.

As coordenações  do programa Bolsa Família, Projeto Justiça Comunitária  e do Cadastro do SUS também realizaram atendimentos.  Programa Saúde na Escola foi  lançado nacionalmente  em setembro de 2008 e  é resultado de uma parceria entre os ministérios da Saúde e da Educação que tem o objetivo de reforçar a prevenção à saúde dos alunos brasileiros e construir uma cultura de paz nas escolas.

Conforme o  Ministério da Saúde, o programa está estruturado em quatro blocos. O primeiro consiste na avaliação das condições de saúde, envolvendo estado nutricional, incidência precoce de hipertensão e diabetes, saúde bucal (controle de cárie), acuidade visual e auditiva e, ainda, avaliação psicológica do estudante. O segundo trata da promoção da saúde e da prevenção, que trabalhará as dimensões da construção de uma cultura de paz e combate às diferentes expressões de violência, consumo de álcool, tabaco e outras drogas. Também neste bloco há uma abordagem à educação sexual e reprodutiva, além de estímulo à atividade física.  “É um avanço significativo. Para mim, saúde de ponta é a prevenção”, afirmou o prefeito ao exaltar as qualidades do PSE.
 
 
Parceria que rende muitos frutos
PMRB kit saúde 5
Cada escola recebeu um kit composto por uma balança eletrônica portátil; um estadiômetro fixo; um esfigmomanômetro adulto; um macro modelo odontológico; um conjunto de fio dental, espelho bucal e limpador de língua. Cada PSF  recebeu o seguinte kit: uma balança eletrônica portátil; um estadiômetro fixo; um esfigomanômetro pediátrico;  um estetoscópio pediátrico; um macro modelo odontológico, e um conjunto de fio dental, espelho bucal e limpador de língua.

As escolas beneficiadas foram Chico Mendes (Corrente)  Francisco Oiticica (Bahia Nova) , Maria Lúcia Moura Marin (Adalberto Aragão), Irmã Maria Gabriela (Preventório)  e Escola Benfica (Ramal do Benfica).  “Este movimento da saúde e da educação tem rendido muitos frutos”, disse o secretário Leal.
 
Programa será quadruplicado em 2012
Para potencialização  das ações que consolidam a cidadania das pessoas, Marcio Batista anunciou que em 2012 o programa será quadruplicado. “Vamos atender 20 escolas  no próximo ano, o que representa um terço da nossa rede”, disse o secretário, lembrando que não apenas os estudantes mas a família também tem acesso a serviços de saúde na escola.

O programa, reafirmaram os secretários,  é  resultado de uma parceria entre as secretarias municipais da Saúde e da Educação que tem o objetivo de reforçar a prevenção à saúde dos alunos  e construir uma cultura de paz nas escolas. Na escola Chico Mendes, o atendimento foi feito por profissionais do Seguimento Claudia Vitorino com uma equipe composta por quatro  médicos doze enfermeiros e  técnicos em saúde. Todos vinculados ao Centro de Saúde Claudia Vitorino. 

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

O programa está estruturado em fases que consistem na avaliação das condições de saúde, envolvendo estado nutricional, incidência precoce de hipertensão e diabetes, saúde bucal (controle de cárie), acuidade visual e auditiva e, ainda, avaliação psicológica do estudante; na promoção da saúde e da prevenção, que trabalha as dimensões da construção de uma cultura de paz e combate às diferentes expressões de violência, consumo de álcool, tabaco e outras drogas, e à educação permanente e capacitação de profissionais e de jovens. (Ascom PMRB)

PMRB kit saúde 2

PMRB kit saúde 3

PMRB kit saúde 4

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Inscrições do Prêmio de Jornalismo do MPE terminam dia 5

Próxima Notícia

Ministro entrega pedido para votar aumento dos soldados da borracha à Dilma

Mais Notícias

Foto: Bruno Moraes/Sete
Destaques Cotidiano

Empreendedores faturam mais de R$ 139 mil em uma semana na Feira e Vila Natalina de Rio Branco

16/12/2025
Idoso de 76 anos morre após colisão entre motocicletas em ramal no interior do Acre
2º destaque

Idoso de 76 anos morre após colisão entre motocicletas em ramal no interior do Acre

16/12/2025
Teatro Barracão Matias, na Avenida Sobral, em Rio Branco. Foto: Diego Gurgel/Secom
6º destaque

Cursos, oficinas e atividades culturais gratuitas movimentam Rio Branco nesta terça-feira; confira programação

16/12/2025
Foto: Reprodução/redes sociais
3º destaque

Lei Joyce Araújo avança na Câmara e endurece punição por indução ao suicídio em relações abusivas

16/12/2025
Foto: Arquivo/Secom
Geral

Governo oficializa prazo para a inspeção médica e entrega documental de convocados da Educação

16/12/2025
Foto: Amadeus Souza/ Google Views
Destaques Cotidiano

Bar Municipal de Rio Branco é concedido por R$ 780 mensais após leilão público

16/12/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Ministro entrega pedido para votar aumento dos soldados da borracha à Dilma

Mulheres sob julgamento

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre