O prefeito Raimundo Angelim e os secretários municipais Marcio Batista e Osvaldo Leal, de Educação e Saúde, respectivamente, realizaram nesta quinta-feira, 17, a última edição do Programa Saúde na Escola (PSE) em 2011 com a entrega de dez kits PSE para cinco escolas e cinco unidades do Programa Saúde da Família em Rio Branco. Participaram, além de técnicos da PMRB, o assessor de imprensa Oly Duarte e a secretária de Assistência Social, Estefânia Pontes.
O evento ocorreu na Escola Chico Mendes, no bairro da Corrente. Estudantes, pais e moradores da região puderam ter acesso a consultas médicas, aferição de pressão e teste de glicemia, atendimento odontológico, atualização da carteira de vacinação, palestras educativas e apresentação dos kits de material clínico do Programa Saúde na Escola, cujo objetivo é desenvolver ações de saúde na escola de forma a contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações da promoção, prevenção e atenção em saúde com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens na rede pública de ensino.
As coordenações do programa Bolsa Família, Projeto Justiça Comunitária e do Cadastro do SUS também realizaram atendimentos. Programa Saúde na Escola foi lançado nacionalmente em setembro de 2008 e é resultado de uma parceria entre os ministérios da Saúde e da Educação que tem o objetivo de reforçar a prevenção à saúde dos alunos brasileiros e construir uma cultura de paz nas escolas.
Conforme o Ministério da Saúde, o programa está estruturado em quatro blocos. O primeiro consiste na avaliação das condições de saúde, envolvendo estado nutricional, incidência precoce de hipertensão e diabetes, saúde bucal (controle de cárie), acuidade visual e auditiva e, ainda, avaliação psicológica do estudante. O segundo trata da promoção da saúde e da prevenção, que trabalhará as dimensões da construção de uma cultura de paz e combate às diferentes expressões de violência, consumo de álcool, tabaco e outras drogas. Também neste bloco há uma abordagem à educação sexual e reprodutiva, além de estímulo à atividade física. “É um avanço significativo. Para mim, saúde de ponta é a prevenção”, afirmou o prefeito ao exaltar as qualidades do PSE.
Parceria que rende muitos frutos
Cada escola recebeu um kit composto por uma balança eletrônica portátil; um estadiômetro fixo; um esfigmomanômetro adulto; um macro modelo odontológico; um conjunto de fio dental, espelho bucal e limpador de língua. Cada PSF recebeu o seguinte kit: uma balança eletrônica portátil; um estadiômetro fixo; um esfigomanômetro pediátrico; um estetoscópio pediátrico; um macro modelo odontológico, e um conjunto de fio dental, espelho bucal e limpador de língua.
As escolas beneficiadas foram Chico Mendes (Corrente) Francisco Oiticica (Bahia Nova) , Maria Lúcia Moura Marin (Adalberto Aragão), Irmã Maria Gabriela (Preventório) e Escola Benfica (Ramal do Benfica). “Este movimento da saúde e da educação tem rendido muitos frutos”, disse o secretário Leal.
Programa será quadruplicado em 2012
Para potencialização das ações que consolidam a cidadania das pessoas, Marcio Batista anunciou que em 2012 o programa será quadruplicado. “Vamos atender 20 escolas no próximo ano, o que representa um terço da nossa rede”, disse o secretário, lembrando que não apenas os estudantes mas a família também tem acesso a serviços de saúde na escola.
O programa, reafirmaram os secretários, é resultado de uma parceria entre as secretarias municipais da Saúde e da Educação que tem o objetivo de reforçar a prevenção à saúde dos alunos e construir uma cultura de paz nas escolas. Na escola Chico Mendes, o atendimento foi feito por profissionais do Seguimento Claudia Vitorino com uma equipe composta por quatro médicos doze enfermeiros e técnicos em saúde. Todos vinculados ao Centro de Saúde Claudia Vitorino.
O programa está estruturado em fases que consistem na avaliação das condições de saúde, envolvendo estado nutricional, incidência precoce de hipertensão e diabetes, saúde bucal (controle de cárie), acuidade visual e auditiva e, ainda, avaliação psicológica do estudante; na promoção da saúde e da prevenção, que trabalha as dimensões da construção de uma cultura de paz e combate às diferentes expressões de violência, consumo de álcool, tabaco e outras drogas, e à educação permanente e capacitação de profissionais e de jovens. (Ascom PMRB)