Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Reitor da Federal de Rondônia renuncia após onda de denúncias

 

O professor José Januário de Oliveira Amaral, reitor da Unir (Universidade Federal de Rondônia) apresentou ao ministro da Educação, Fernando Haddad, a renúncia ao cargo de reitor da instituição.

Segundo o Ministério da Educação, o pedido será encaminhado ao Palácio do Planalto, pois o cargo é de responsabilidade da Presidência da República. A exoneração deve ser publicada nos próximos dias no Diário Oficial da União.

Procurado pela reportagem, o reitor ainda não havia sido localizado até a publicação desta matéria para comentar o caso.

Ainda de acordo com o ministério, Amaral tomou a “decisão ao constatar a falta de condições para conduzir a universidade, em razão da série de denúncias de corrupção e desvio de recursos que envolvem a Fundação Rio Madeira (Riomar), que serve de apoio à Unir”.
Ministério Público abriu as investigações para apurar casos da reitoria e da Fundação Rio Madeira, que presta serviços para a universidade, que teriam contrato com serviços de empresas fantasmas que nunca foram feitos. Será investigado também diversas obras iniciadas no campi que nunca foram terminadas.

As investigações do MEC (Ministério da Educação) e da CGU (Controladoria Geral da União) começaram na semana passada e o relatório da comissão criada pelo ministério deve ser entregue no dia 3 de dezembro, mesmo o reitor tendo renunciado

Entre as denúncias, há suspeitas também de parentes do reitor que trabalham na faculdade, mas que não comparecem. Uma das empresas que teria sido contratada sem prestar serviço também seria de familiares de Amaral.

Alunos comemoram

Os estudantes e professores da Unir estão em festa na reitoria da universidade. Eles gitam palavras de orgem como “Tchau Januário”  e até chegaram a soltar foguetes em comemoração a renúncia do reitor

A reitoria está ocupada desde o dia 5 de outubro, antes disso os alunos e professores decretaram greve geral na instituição no dia 14 de setembro. Desde então as aulas estão paralizadas em todos os campi.
Substituição

O ministro Fernando Haddad indicou uma outra comissão para avaliar as condições de funcionamento da universidade. Segundo denúncias de estudantes e professores, tais condições eram as piores possíveis.

Haddad determinou ainda à Sesu ( Secretaria de Educação Superior) o acompanhamento do processo de substituição de Amaral. Na próxima semana, o reitor formalizará a renúncia ao Conselho Universitário da Unir.

A professora Maria Cristina Victorino de França, vice-reitora da universidade, é quem vai assumir o comando da instituição até que novas eleições sejam convocadas. (R7)

Sair da versão mobile