Faltando poucos dias para III Conferência Municipal de Cultura que acontecerá 17, 18 e 19 de novembro, a Fundação Garibaldi Brasil divulga o ranking dos projetos apresentados no resultado do Fundo Municipal de Cultura (FMC). Foram 39 projetos classificados, sendo 21 na área de Esporte e Lazer, 10 em Patrimônio Cultural e 8 em Arte. Um ponto inovador e de sucesso deste processo de seleção são os descritores dos critérios de avaliação, cujo trabalho tornou o procedimento mais objetivo.
“Os descritores dos critérios facilitam avaliação por deixarem mais claro o processo para os avaliadores, explicando os critérios”, analisa Eurilinda Figueiredo, diretora-presidente da FGB. Isso é importante para um edital como o do FMC que este ano recebeu 99 projetos.
Entenda os ‘descritores’ – “Descritores são orientações que devem ser consideradas no processo de avaliação”, explica Lelcia Maria Monteiro de Almeida, representante da FGB que fez parte da Comissão de Avaliação de Mérito dos projetos da área de Patrimônio Cultural.
Currículo do proponente; qualidade do projeto; acesso a bens culturais e esportivos do município; relevância do projeto para a área e segmento e proposta de contrapartida social, são os cinco critérios de avaliação que a comissão observou durante o período que avaliou os projetos.
Veja a lista do ranking dos projetos apresentados no resultado do Edital 2011 do Fundo Municipal de Cultura no blog Cultura RB (cultu rarb.blogspot.com/) e no site da Prefeitura de Rio Branco (www. pmrb.ac.gov.br/) (Ascom FGB)