O presidente do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), Eduardo Vieira, reafirmou nesta quinta-feira, 10, o compromisso da autarquia em elevar cada vez mais a qualidade dos serviços oferecidos à população e esclareceu que os equipamentos de captação e produção de água potável passam por manutenção constante.
Uma empresa contratada pelo Saerb realiza manutenção preventiva e corretiva nos equipamentos. Duas vezes por semana os maquinários são lubrificados. Além disso, a gestão do prefeito Angelim realizou grandes investimentos na modernização do sistema. “90% da rede é nova”, disse o presidente.
Os constantes apagões em Rio Branco são em grande parte responsáveis pela demora na normalização. A eletricidade acaba e mesmo voltando rapidamente os equipamentos levam algum tempo para retomar o nível normal de produção. No último apagão, a energia demorou várias horas para ser restabelecida, aumentando o tempo de retomada do funcionamento adequado dos equipamentos das estações de tratamento.
Além do rigor na manutenção, o Saerb prima pelo serviço de qualidade. Por isso as bombas são enviadas para a fábrica, em São Paulo ou Espírito Santo, quando tem algum problema. Uma bomba de duas toneladas apresentou problemas, foi removida de seu ponto de operação e aguarda no local ser levada pela transportadora para ser consertada.
Assim sendo, a visita que um grupo de vereadores fez à estação de tratamento de água não constatou o que está publicado nos jornais. Com a redução dos apagões e o nível do rio Acre sem oferecer riscos ao abastecimento o Saerb prevê que o abastecimento estará completamente normalizado em um ou dois dias. No entanto, devido ao alto consumo por causa da onda de calor, o Saerb pede aos usuários que economizem água, usando-a com racionalidade para não comprometer o abastecimento doméstico. (Ascom PMRB)