Em nota divulgada ontem, o Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco pede a compreensão da população para a falta de água registrada em vários bairros de Rio Branco. De acordo com a direção da empresa, as constantes interrupções de energia, sobretudo, a ocorrida no último domingo, 6, afetou “drasticamente” a produção e a distribuição de água, uma vez que as quedas causam paralisações parciais em alguns equipamentos das estações de tratamento. Confira abaixo a íntegra da nota:
O Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), através de sua diretoria, vem a público esclarecer acerca da ocorrência de falta de água em bairros da Capital:
– As constantes interrupções no fornecimento de energia elétrica registrados em Rio Branco, especialmente a ocorrida no último domingo 6 de novembro, durou mais de 11 horas fazendo com que a produção e distribuição de água fosse drasticamente afetada. Vários bairros ficaram desabastecidos.
– Mesmo interrupções de curto espaço de tempo ou quedas de tensão causam paralisações parciais em alguns equipamentos das estações de tratamento. Essa situação, por inúmeras vezes, obriga o Saerb a descartar água tratada, uma vez os parâmetros estabelecidos pelas normas legais ficam comprometidos e, em nome da qualidade do produto que a autarquia tem por obrigação oferecer à população.
– Uma vez restabelecido o fornecimento de energia pela Eletroacre, a recarga dos reservatórios, pressurização das redes e a normalização do abastecimento levam algum tempo.
Pelo exposto, pedimos a compreensão da população, evidenciando que o Saerb tem adotado todos os procedimentos necessários para reduzir os transtornos que têm se verificado.
Rio Branco, Acre, 8 de novembro de 2011
A DIRETORIA