Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Saerb vai adquirir geradores para evitar falta d´água

 

O presidente do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), Eduardo Vieira, anunciou ontem que a autarquia vai adquirir geradores de energia para as Estações de Tratamentos de Águas (ETAs) I, II e para o reservatório central. Os recursos (R$ 30 milhões) são oriundos do Governo do Estado. Com as aquisições dos grupos geradores, espera-se pôr fim ao desabastecimento causado pelos ‘apagões’.  

“As constantes interrupções no fornecimento de energia elétrica, especialmente a ocorrida no dia 6, que durou mais de 11h, fez com que  a produção e distribuição de água fossem drasticamente  afetados”, explicou Vieira. As ‘quedas de tensão’, mesmo de curta duração, segundo ele, causam paralisações parciais em alguns equipamentos das ETAs. “Com a instalação dos novos equipamentos, mesmo havendo a interrupção de energia, não vamos fazer a  recarga dos reservatórios e a pressurização das redes”, acrescentou.

Os recursos também serão destinados à manutenção das elevatórias, à reforma física do prédio e às substituições de bombas do sistema elétrico. “Estamos fazendo um diagnóstico e vamos apresentá-lo ao prefeito e ao governador”, disse Vieira. Os recursos são oriundos de empréstimos junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES).  

Na semana passada, um grupo de vereadores vistoriou as instalações da ETA II, depois de receber reclamações de falta de água em algumas regiões da cidade. Os parlamentares constataram que apenas uma bomba estava em operação, o que causou indignação em alguns deles. Quando acontecem as quedas de energia, o desabastecimento afeta os bairros da parte alta da cidade e os conjuntos Tucumã, Universitário e Ruy Lino, além de todos os bairros adjacentes.

Sair da versão mobile