Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Saúde e Educação se unem contra a dengue

As Secretarias Municipais de Saúde e Educação, Semsa e Seme, traçaram um plano de enfrentamento para combater a dengue ao longo das 74 escolas municipais.
dengue12 
Já nesta quarta-feira, 16, as técnicas da saúde, Dulcineide Souza, coordenadora do controle de endemias e Francisca Luzia Cordeiro, responsável técnica pela educação em saúde, estão oferendo uma formação sobre a doença à equipe do departamento de gestão da Seme – equipe técnica que acompanha o funcionamento de todas escolas municipais e municipalizadas – e ao Colegiado de diretores das escolas municipais, composto por sete diretores.

A ideia é preparar os gestores e técnicos da educação com todas as informações sobre a doença e combate ao mosquito, para executar, inicialmente, um plano de contingência nas escolas para, posteriormente, fazer o trabalho na casa dos alunos.

“Precisamos mobilizar a comunidade escolar para combatermos essa terrível doença antes mesmo que o inverno chegue e que os casos comecem a aparecer. Por isso, vamos fazer a nossa lição de casa, limpando as escolas para garantir que nossas crianças estejam salvaguardadas no ambiente escolar”, ressaltou o secretário de Educação de Rio Branco, Márcio Batista.

Depois desse trabalho, as equipes da Seme disseminarão as informações nas escolas, que deverão inserir o tema na sala de aula antes do encerramento do ano letivo. “O papel da Seme é conquistar a comunidade escolar para a guerra contra a dengue, conquistando os alunos para atuarem como fiscais dentro de suas casas”, destacou Batista.

O trabalho de conscientização pela limpeza dos quintais deve acontecer já no início de dezembro e será realizado pelas escolas, com a participação de alunos, professores e gestores escolares, que contarão com a parceria dos agentes de endemias. (Ascom PMRB)

Sair da versão mobile