Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Secretário diz que o governo está tomando todas as providências sobre a ‘lista negra’

Secretario2611O secretário estadual de Segurança Pública (Sesp), Ildor Reni Graebner, assegurou ontem, em coletiva, que o Governo do Estado está tomando todas as medidas possíveis a respeito da chamada ‘lista negra’. Apesar de explicar que ela não se trata de uma ‘ameaça’ concreta, Reni informou que foi aberta uma sindicância para apurar a quanto tempo foi escrita a lista, assim como outros de seus aspectos. Ele contou, também, que a Polícia Civil já abriu um inquérito sobre o caso e deve acompanhar todos os seus desdobramentos.   

A tal lista foi achada no alojamento Delta 1 do Centro Sócio-Educativo Aquiry (antiga Pousada do Menor). Nela, há um desenho de uma folha de papel com o título ‘lista negra’ e com os nomes de juízes e promotores da área da Infância e Juventude, e de sócio-educadores. A descoberta se deu após as vistorias que apuraram a fuga de 8 adolescentes infratores e a morte de 1 dos internos da referida unidade (o jovem caiu de um muro de 6 metros, na tentativa de escapar).

“Do ponto de vista técnico-policial, esta não é uma ‘lista’ que esboça ‘ameaças de morte’. É mais como uma anotação feita num canto de parede. Mesmo assim, o Estado entende que ela pode representar um risco e, por isso, está tomando todas as providências para investigar melhor a autenticidade deste escrito. Se for constatada alguma chance real de esta ‘lista’ ser uma ameaça, vamos colocar toda a força policial necessária para proteger estas pessoas que foram mencionadas”, explicou Reni Graebner.

   Sobre a fuga – Reni Graebner anunciou que o diretor do CSE Aquiry (que comandava a unidade interinamente), Marcos Tales Silva Araújo, foi afastado do cargo. O motivo para a demissão, justificou o secretário, foi porque a Sesp constatou que a evasão dos menores foi facilitada por problemas de gestão de Marcos Tales. Entre estes ‘problemas’, Reni citou a aplicação ineficiente dos recursos destinados pelo governo ao centro e a falta de uma ‘disciplina’ mais rígida para impor as medidas de segurança preventiva contra atos como as fugas.

Para assumir o lugar de Marcos (também interinamente), um nome ainda estava sendo escolhido pela cúpula de segurança e pela presidência do Instituto Sócio-Educativo do Acre.    
O secretário também informou que 3 dos 8 adolescentes já foram recapturados e os demais seguem sendo procurados pela polícia. Reni aproveitou para tranqüilizar a população, afirmando que os jovens que escaparam não representam perigo à sociedade, uma vez que eles devem ficar recolhidos em seus esconderijos, pra não serem recapturados.

Sair da versão mobile