Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Sócio-educadores protestam hoje, em frente ao Iapen/AC

BETO-CALIXTO---F Betho Calixto, do SintaseO Sindicato dos agentes Sócio-educativos do Acre (Sintase), depois de manifestar repúdio às declarações do secretário estadual de Direitos Humanos, Nílson Mourão, que criticou a capacitação dos agentes e a atuação deles em momento de conflito, decidiu fazer hoje um ato público de protesto em frente ao Instituto Penitenciário do Acre (Iapen). A categoria não descarta uma paralisação por melhores condições de trabalho.

As declarações do secretário, além de causar perplexidade entre os sócio-educadores, provocou uma revolta depois de mais uma ‘rebelião’ na Pousada Aquiry, onde menor morreu ao cair de uma altura de aproximadamente 8 metros, enquanto tentava fugir pelo muro. “Estamos lidando com vidas e colocando as nossas em perigo e esse senhor, em um momento infeliz, faz essa declaração que só contribui para acirrar os ânimos”, assim avaliou o representante da categoria, Betho Calixto.

Rebatendo as declarações, Betho Calixto afirma que a categoria está preparada para atuar em situações de distúrbios. Além de equipamentos de segurança como pistolas Taser, coletes e capacetes, os agentes reivindicam a imediata contratação de mais efetivo. “O que o Governo do Estado não pode fazer é tentar ‘tapar o sol’ com a peneira”.

Sair da versão mobile