Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Supermercados planejam reduzir uso de sacolas plásticas

Empresários do setor supermercadista do Acre aderem à campanha nacional de substituição das sacolas plásticas. Em todo país, a meta é reduzir em 40% até 2015. A meta da Associação Acreana de Supermercados é mais ousada. Quer reduzir pela metade o uso das sacolas plásticas até 2014. “Estamos planejando uma campanha que deve contar com apoio do poder público para mostrar a importância da medida”, afirma o presidente da associação, Luiz Deliberato.

A campanha deve ser dividida em três etapas. A primeira é de sensibilização aos colaboradores das 30 empresas associadas. A segunda de sensibilização de todas as instituições públicas e a terceira é direta ao consumidor.

A maior rede do setor no Acre, a do Supermercados Araújo, gasta uma média de 2,5 milhões de sacolas por mês (incluindo a unidade de Porto Velho). “Quando o consumidor tem alternativa, ele usa”, afirma um dos proprietários da rede, Adem Araújo.

O movimento pela substituição já demonstra aceitação por parte do consumidor. “Nós mantivemos o mesmo número de sacolas, mesmo tendo aumentado o número de clientes”, contabilizou Adem.
Um convênio com o Governo do Acre deve ser assinado para início da campanha ainda nesta semana. “É uma medida que tem uma importância ambiental enorme e o Governo, sensível a isso, deve participar de forma ativa”, sugeriu o presidente da Associação Acreana de Supermercados, Luiz Deliberato.

De acordo com a Associação Brasileira de Embalagens (Abre), em 2010, foram produzidas 14 bilhões de sacolas. Já existem propostas de substituição por sacolas com outros materiais, mas ainda não são tão resistentes quanto às plásticas. No Acre, uma unidade custa até R$ 0,38. “É muito cara”, reclamam os empresários.

Sair da versão mobile