Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

TAC garante a continuidade das obras e famílias desistem de invadir o ICMBio

O deputado estadual Astério Moreira (PRP) anunciou na sessão de ontem que as obras de pavimentação de ramais localizados na Reserva Extrativista Chico Mendes, vão continuar, descartando assim, o protesto que seria realizado por produtores que moram na região. A garantia foi dada, segundo ele, pelo secretário de Meio Ambiente, Carlos Edegard de Deus.

De acordo com Astério Moreira, um acordo firmado entre o Instituto Chico Mendes (ICMBio), Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), Imac, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Associação das Famílias da Resex Chico Mendes e Prefeitura de Brasiléia, garante a continuidade das obras.

O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) foi proposta pela comissão de deputados que participou de um encontro com representantes da comunidade e dos órgãos envolvidos.

“Juntamente com os deputados Gilberto Diniz, major Rocha, Jamyl Asfury e Éber Machado fui até Brasiléia para conferir de perto o que estava acontecendo. Conversei sobre o problema com o governador Tião Viana e ele pediu ao secretário Edegard que buscasse uma solução. Hoje temos o TAC assinado, garantindo a continuidade das obras”, explicou.

Ele revelou ainda que o servidor do ICMBio, que responde a uma série de denúncias, deve ser afastado do trabalho, atendendo assim, a uma solicitação da própria comunidade.

Produtores ameaçaram invadir a sede do ICMBio em Brasiléia, na semana passada, caso as obras não fossem concluídas.

Sair da versão mobile