Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

TCE inicia curso técnico no interior do Estado

O Tribunal de Contas do Estado do Acre iniciou na última semana curso técnico de nível médio em serviço público. Os municípios de Rio Branco, Brasiléia, Xapuri e Feijó estão entre as cidades-pólos nas quais serão ministradas aulas de diversas áreas, como Direito Administrativo, Direito Constitucional e Ética no Serviço Público.

Em parceria com o Instituto de Educação Profissinal Dom Moacyr, a abertura aconteceu no dia 21 deste mês. “Essa formação tem grande potencial para representar um divisor de águas na vida de vocês, pois estamos disponibilizando a nata da gestão pública: analistas do TCE, do TCU, especialistas do TJ e CGE”, afirmou o diretor da instituição aos alunos participantes em Rio Branco. “Os órgãos de controle são exigentes e vocês precisam estar bem preparados”, ressaltou ele.

 

A servidora da prefeitura de Bujari, Francicléia da Silva Nogueira, trabalha na secretaria municipal de finanças e participa do curso na capital. “Acredito que essa capacitação vai melhorar o desenvolvimento das atividades da prefeitura. A teoria vai suprir as lacunas”.

Na cidade de Xapuri, o prefeito Francisco Ubiracy acredita que o conteúdo a ser passado aos alunos é uma forma de suprir, em parte, a carência de pessoal com formação na área de atuação. “Aqui está a essência da qualidade da administração. Um curso que visa a melhoria da nossa gestão. Quanto mais pessoas sabendo as regras e as leis, mais fácil é administrar. Os servidores tem a oportunidade de aprender como corrigir os erros e prestar um bom serviço à sociedade”.

A técnica administrativa Bárbara Matos trabalha na prefeitura de Xapuri e acredita que os conhecimentos do programa do curso ajudarão a evitar problemas. “Se um trabalho é bem feito, quem se beneficia é a população”.

O secretário de administração de Brasiléia afirma que os servidores terão enriquecido o conhecimento, contribuindo para as próximas gestões. Servidor da prefeitura de Assis Brasil, Carlos Cariús diz que o curso é uma oportunidade de atualizar os funcionários para que realizem um trabalho mais eficaz. (Assessoria TCE)

Sair da versão mobile