Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

VII edição da ‘Parada Gay’ acontecerá no Dia da Consciência Negra

Os organizadores da VII edição da Parada do Orgulho LGBT, mais conhecida como ‘Parada Gay’, irão realizar o evento no dia da consciência negra, ou seja, no próximo dia 20. Com o tema o “Pela Vida: Diga não a Discriminação, a Violência e as Drogas”, a passeata, que em 2010 chegou a reunir cerca de 100.000 mil pessoas, tornou-se o maior evento do calendário cultural do Acre. Além de apresentações da cultura afro-descendente, a grande atração será a apresentação da banda carioca ‘Barrados no Baile’. A concentração será na Gameleira, a partir da 15h.

“Estamos, aos poucos, aprendendo que etnia, cor, gênero e orientação sexual e outras diversidades fazem, intrinsecamente, parte da figura humana. E, na construção da dignidade, eles não podem, em momento algum, ser tratados de forma pejorativa”, apregoou o presidente da Associação de Homossexuais do Acre (Ahac), Germano Marino. Com as manifestações, a entidade pretende fazer a população refletir sobre a contribuição do público LGBT para a construção de uma sociedade fraterna, respeitosa e sem discriminação.

O movimento LGBT, prossegue o ativista, também quer fazer uma reflexão diante da crescente onda de intolerância que coloca o Acre entre os Estados brasileiros que mais registram assassinatos contra homossexuais. “Só através de um pensamento pacifista é que conseguiremos acabar com as desigualdades de hoje, como a violência, a pobreza e a exclusão. Com esse evento, a gente traz essa discussão para a sociedade: somos todos iguais perante a lei e toda forma de preconceito deve ser criminalizada, acrescentou.  

A representante do Comitê Gestor pela Promoção da Igualdade Racial da prefeitura, Lúcia Ribeiro, disse que apesar do movimento ser novo no Acre, já há discussões e articulações desse segmento. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que mais 70% da população acreana se considera de cor preta ou parda.

Sair da versão mobile