Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Ambientalistas cobram promessa de Dilma sobre desmatadores

 

Em reunião com o ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral) nesta terça-feira (29), ambientalistas lembraram a promessa da então candidata Dilma Rousseff de não permitir a anistia a desmatadores e o aumento da destruição das florestas.

Eles teriam ouvido do ministro que a presidente tem um “estilo” de cumprir sua palavra.

“Nós entendemos isso como respaldando o compromisso que ela assumiu no segundo turno”, disse a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva (sem partido), que participou do encontro.

Após o primeiro turno, Dilma recebeu o apoio de ambientalistas e lideranças do PV e, em contrapartida, apresentou um programa para a área ambiental em que prometeu “vetar iniciativas que impliquem anistia a desmatadores ou redução de áreas de reserva legal e preservação permanente”.

“Se nada acontecer, nós vamos para a campanha do veto, para que a presidente possa fazer vale o seu compromisso, que já está devidamente respaldado no segundo turno”, disse Marina Silva, que participou do encontro.

Segunda ela, o ministro afirmou que a presidente mantém suas promessas.

Os senadores Marinor Brito (PSOL-PA) e Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) afirmaram que tentarão derrubar requerimento para dar urgência à discussão do Código Florestal no plenário da Casa. O objetivo é garantir mais tempo para debater a matéria.

Na manhã de hoje, ambientalistas ainda fizeram um protesto contra o texto do Código Florestal, em tramitação no Senado, em frente ao Palácio do Planalto.
Eles pedem uma audiência com a presidente Dilma antes de o projeto voltar para a Câmara dos Deputados. (Folha.com)

Sair da versão mobile