O senador Jorge Viana esteve ontem, 4, em Manaus (AM) para discutir o novo o Código Florestal com técnicos e pesquisadores do Instituto de Pesquisas da Amazônia, INPA. Ele teve ainda uma conversa com os dirigentes da instituição para tratar da implantação dos cursos de mestrado e doutorado em Ciências Florestais no Acre.
Jorge Viana é relator do projeto do Código Florestal na Comissão de Meio Ambiente do Senado e trabalhou junto com o senador Luís Henrique no parecer que será votado na próxima terça-feira, 8, nas comissões de Ciência e Tecnologia e de Agricultura e Reforma Agrária.
Para ele, o Senado tem uma atitude inovadora ao ouvir a comunidade científica: “O Senado está quebrando paradigmas. A definição é política, mas as pesquisas científicas ajudam e orientam as decisões”. O senador acreano saiu do debate com a certeza de que o novo Código “tem que incluir mais a Amazônia, detentora de 60% do território brasileiro e da maior biodiversidade do planeta”.
Jorge Viana reafirmou o compromisso de ajudar na captação de recursos para a instituição de pesquisa que ele considera a mais importante da Amazônia.
Os cursos de mestrado e doutorado em Engenharia Florestal do INPA receberam nota máxima na avaliação da Capes, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação. “O ideal é que, através de convênios, os excelentes cursos do Inpa estejam disponíveis para os estudantes acreanos”, declarou o senador, entusiasmado com o projeto e também com a boa classificação que o curso de Engenharia Florestal da Ufac obteve da Capes, o que facilita a negociação com o Inpa. (Da Assessoria)