Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Flaviano defende estabilidade para agentes da Funasa

Lembrando que o trabalho da Funasa é considerado verdadeira ponta de lança na prevenção e combate às endemias em todo o país, o deputado Flaviano Melo (PMDB) defendeu, ontem em Brasília, a estabilidade dos agentes de saúde em atuação há 9 anos ou mais no órgão. Por isto mesmo, solicitou a inclusão na Ordem do Dia da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) n°479/2005, que estabelece este benefício reivindicado há décadas por milhares de agentes espalhados por todo o país. “São verdadeiros soldados da saúde que merecem o mínimo de reconhecimento”, resumiu.

Flaviano disse que é preciso enaltecer o esforço e determinação destes agentes  na luta para   reverter,nas décadas recentes, a taxa de alguns surtos endêmicos que assolaram o país. E lembrou que autênticas epidemias como a dengue e sua expressão mais perigosa – a dengue hemorrágica -, foram reduzidas a patamares aceitos em níveis internacionais, ‘graças à obstinação destes trabalhadores da saúde’. O deputado destacou que estes agentes não se furtaram em adentrar o país ‘levando remédios e informações para o combate a doenças’.

Segundo o parlamentar, apesar de todo o trabalho realizado, milhares de agentes foram demitidos em 1999, só sendo incorporados aos quadros da Funasa por força de decisão judicial. Flaviano fez questão de recordar ainda que muitos arriscaram a própria vida  no cumprimento de sua missão, ‘em virtude da exposição indevida a produtos químicos’. O parlamentar acrescentou, por fim , que a proposta não insere aos quadros da gestão pública os novos servidores, ‘mas é o reconhecimento da sociedade aos que prestaram um serviço inestimável de saúde pública a toda a população brasileira’. (Assessoria)

Sair da versão mobile