O governador Tião Viana e o prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim, lançaram na manhã de ontem, mais uma etapa da campanha de combate à dengue. A meta é recolher entulhos que acumulam água dos quintais, evitando assim, a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
Mais de 800 pessoas, entre agentes comunitários, agentes de endemias, profissionais do Departamento de Estradas e Rodagens do Acre (Deracre) e da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), estarão envolvidas na campanha, que tem como tema “A guerra não pode parar…”.
A campanha terá duração de quatro semanas. Serão utilizados 59 equipamentos pesados para o recolhimento dos entulhos, entre máquinas e caçambas. O entulho será recolhido da frente das residências.
“Queremos pedir apoio da nossa população para que juntos possamos vencer essa guerra. Não podemos aceitar um alto índice de infestação predial. O Governo e a prefeitura estão colocando nas ruas homens e os equipamentos, mas precisamos da ajuda de todos no combate à dengue”, disse o governador Tião Viana. Ele lembrou ainda que houve uma redução de 99,07% nas notificações nos últimos meses, em relação ao mesmo período do ano passado, resultados que segundo o governador, são frutos da campanha de combate à dengue que iniciou no dia 3 de janeiro.
O prefeito Raimundo Angelim disse que o apoio da população será fundamental para o sucesso da campanha. Ele disse que pequenas ações podem ser determinantes para o combate à dengue.
“Essa guerra vai muito além dos fatores científicos. São gestos simples que fazem a diferença. Basta eliminarmos de nossas residências todos os reci-pientes que possam acumular água. E isso é algo que podemos fazer sem muito esforço, basta boa vontade. Contamos com o apoio da nossa população para vencer essa batalha”, afirmou.
Participaram ainda do lançamento da campanha a secretária de Estado de Saúde, Suely Melo, o secretário municipal de Saúde, Osvaldo Leal, o vice-governador César Messias, o senador Aníbal Diniz, o presidente da Aleac, Élson Santiago, além de deputados e secretários.
“Vamos convocar os servidores da Aleac nesta guerra”, diz Amorim
O primeiro-secretário da Aleac, deputado Ney Amorim (PT), afirmou durante o lançamento de mais uma etapa da campanha de combate à dengue, que a Mesa Diretora da Assembléia Legislativa, vai convocar os servidores da Casa para participar das ações para combater a doença.
Ney Amorim disse que a intenção é capacitar os servidores para que possam atuar nos bairros onde moram, instruindo vizinhos e amigos, para que possam tomar atitudes que colaborem com a eliminação do mosquito transmissor da dengue.
“Esse ato tem uma importância muito grande para nossa população. Temos que unir forças e lutar contra esse mosquito. Sabemos que se cada um fizer sua parte, conseguiremos vencer essa guerra. Por isso, vamos convocar os funcionários da Aleac para que possam fazer parte desse exército”, garantiu.
As primeiras ações de combate à dengue já iniciaram na manhã de ontem. Antes do início da operação nos bairros, agentes irão avisar aos moradores para que retirem os entulhos dos quintais e coloquem na calçada.
Mas o lixo só deve ser retirado quando iniciar a operação. Os coordenadores da campanha alertam que não serão recolhidos resíduos que não acumulam água como galhos de árvores e madeira, por exemplo.