O governador Tião Viana entregou na manhã de ontem 400 unidades habitacionais. Foram 208 casas no Residencial Macauã e 192 apartamentos no Residencial Araçá. Com a entrega das unidades, o Governo do Estado se aproxima do compromisso de destinar novas moradias a 4 mil famílias até o fim de 2011. As unidades estão sendo entregues à medida em que ficam prontas e cercadas de infra-estrutura mínima como água encanada, calçamento, esgotamento sanitário e vias trafegáveis. Os novos moradores dos residenciais terão linhas de ônibus operantes até o local.
Foram R$ 9 milhões em investimentos. As unidades fazem parte do programa Minha Casa, Minha Vida, com recursos do Governo Federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em parceria com a Caixa Econômica Federal.
“Vamos reduzir o défit habitacional construindo 10,5 mil residências no Acre até o fim do nosso governo. Hoje, 400 famí-lias deixam de morar de aluguel e se muda para ter um endereço próprio. Só peço que não se desfaçam das unidades.
Não vendam, porque esse é um tesouro que vai ficar para seus filhos e seus netos”, disse o governador. Famílias que ganham até 3 salários mínimos são beneficiadas. Elas deverão pagar a partir de R$ 50,00 até 10% de suas rendas, mensalmente.
A vigilante Auliana Bezerra da Silva, mãe de uma filha e chefe de família, é uma das contempladas. “Hoje é um dos dias mais felizes da minha vida”, bradou ela, dizendo que, ao fazer a inscrição, não esperava que fosse sorteada tão rápido.
Até o final do ano, o governo quer entregar mais de 10 mil unidades. “Somente em 2011 foram 1.756 e, até 2012, serão 2.239”, acrecentou o secretário estadual de Obras, Wolvenar Camargo, lembrando que, na gestão do ex-governador Binho Marques, foram entregues 2.239 unidades habitacionais.