Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Perpétua libera R$ 700 mil para compra de máquinas na Transacreana

Caiu na conta da Prefeitura de Rio Branco ontem mais R$ 729 mil destinados pela deputada Perpétua Almeida (PCdoB) à melhoria da produção agrícola em praticamente todas as comunidades rurais da Transacreana.

s recursos, alocados ao Orçamento Geral da União através da Suframa, devem ser utilizados na compra de 10 implementos (tratores e grades aradoras) para servir exclusivamente à agricultura de subsistência em pólos agro-florestais como o Moreno Maia, Barro Alto, Geraldo Fleming, Carão, Figueira e Itamarati, dentre outros projetos de assentamento do ‘cinturão verde’ da Capital.

O uso de máquinas e equipamentos agrícolas atende ao acordo feito pelo município com o MP na ação do ‘Fogo Zero’, e ajudará a trazer para o sistema de produção das famílias aquelas áreas que estavam subutilizadas e antropizadas, com suas características originais (solo, vegetação, relevo e regime hídrico) alteradas em conseqüência de atividade humana.

“Com as proibições para queimar e desmatar, o produtor precisa de apoio para continuar produzindo, garantir o sustento de sua família e fazer chegar nos mercados o mamão, o abacaxi, o milho, a macaxeira, o mamão, a melancia e a banana. São alimentos que tanto necessitamos. Penso que essas máquinas vão ajudar na produção. São novas tecnologias de apoio ao homem do campo”, disse a deputada.

Os tratores novos aumentarão em 40% a frota mantida pelo município, que hoje dispõe de apenas 13 equipamentos, e já serão usados pelas comunidades no preparo da safra de grãos, prevista pra março de 2012. Cada equipamento será capaz de preparar 800 hectares de terra ao ano, sendo que 400 famílias serão beneficiadas por máquina a cada 12 meses. (Assessoria)

Sair da versão mobile