Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Petecão apresenta emenda para construção da ponte do Rio Madeira

 

 

O senador Sérgio Petecão(PSD) apresentou , durante reunião da bancada parlamentar do Acre, emenda ao Orçamento Geral da União para a construção da ponte sobre o Rio Madeira . A emenda , a primeira  apresentada durante a reunião dos parlamentares,  obteve aprovação da maioria dos presentes.

Petecão insistiu na necessidade da construção da ponte como forma de ligar definitivamente o Acre ao resto do país por via terrestre. Atualmente, a ligação é feita via balsa sobre o rio Madeira na divisa com Rondônia. Segundo o parlamentar, o Acre precisa ser integrado por uma malha rodoviária de qualidade, “até para evitar as limitações e transtornos da falta da ponte”.

A travessia do rio ,via BR- 364 no trecho do Abunã, garante o abastecimento de todo o Estado do Acre. O parlamentar lembrou que as balsas disponíveis não comportam mais o crescente fluxo de veículos que cruzam o rio Madeira. E ressaltou ainda que o preço da travessia vem encarecendo bastante o transporte, sobretudo dos caminhões que levam mercadorias para todo o Estado.

Além disso, é comum, durante o verão, o encalhe da balsa em bancos de areias que se formam pelo rebaixamento do nível das águas do rio. “Isso é fonte de muitos transtornos e prejuízos  aos motoristas , que chegam a esperar  horas para a travessia ”, disse.

O senador enfatizou que somente a construção da ponte viria garantir um elo definitivo do Acre com o resto do território nacional, ”assegurando fluxo permanente e barateando a travessia”. Petecão, inclusive, já solicitou ao Ministério do Transporte urgência na abertura de nova  licitação para a construção da ponte sobre o Madeira.

A licitação anterior foi anulada por falhas estruturais no projeto apresentado. O senador acreano, que recebeu inúmeras mensagens em prol da construção da ponte,  agradeceu às manifestações de apoio da população em sua página no Facebook. “Aliás, a contrução da ponte é uma da principais reivindicações  que recebo por todo o  o Estado”, disse o senador. (Assessoria)

Sair da versão mobile