Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Petecão discute situação do Basa e pede mais crédito para pequeno produtor

 

 

O senador Sérgio Petecão(PSD) reivindicou maior volume de crédito e menos burocracia por parte do  Banco da Amazônia (Basa) para o pequeno produtor. A solicitação foi durante uma reunião , esta terça-feira (29) em Brasília, entre senadores do Norte e Centro Oeste acerca da atuação do Basa nos últimos tempos.

”O pequeno produtor  da Amazônia se ressente da carga burocrática e do alto nível de exigência para conseguir empréstimo no Basa, apesar de se tratar de um banco de fomento da região”, disse o senador acreano.

Os senadores presentes criticaram a diminuição do nível de investimento do Basa. E lembraram ainda que o banco utilizou menos da metade dos recursos disponibilizados. ”O Basa vive uma situação delicada”, afirmou a senadora Kátia Abreu (DEM/MT), acrescentando que o banco não usa de transparência quando solicitado, além de contar com uma diretoria extremamente dividida politicamente, o que dificulta suas ações. ”O Basa foi transformado em um banco de varejo que não oferece condições do empresário pagar suas dívidas”.

O senador Romero Jucá(PMDB/RR), líder do Governo no Senado, sugeriu que a diretoria do banco fosse convidada para dar maiores explicações no Senado Federal.

”Hoje, o Basa teve reduzido  até mesmo os  empréstimos rurais para a região”. Já o senador Valdir Raupp (RO) presidente nacional do PMDB-, propôs que fossem convidados ainda o BNDES e a Sudam para uma reunião conjunta do Basa no Senado Federal, ”até para que se possa ter uma idéia do que pode ser feito pelo banco”. Por fim, Petecão sugeriu ainda que fossem convidados um grupo de deputados da Comissão da Amazônia, ”para debater como incrementar as ações do Basa em toda a região”. (Assessoria)

Sair da versão mobile