O projeto de lei que estabelece a volta do fuso horário antigo do Acre, de autoria do senador Padro Taques (PDT/MT), deve ser votado hoje na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados. Um acordo firmado entre os parlamentares deu prioridade à apreciação e votação da matéria. Para o deputado federal Flaviano Melo (PMDB), a aprovação do projeto é uma resposta do Congresso Nacional à população acreana que decidiu, por maioria, durante o referendo, pelo retorno do fuso horário antigo do Acre.
“Recebemos a confirmação que o projeto será o primeiro a ser apreciado e também votado na sessão desta quarta-feira. Com a aprovação dessa matéria, a população acreana terá confirmada a sua vontade expressada durante o referendo, com o retorno do nosso fuso horário antigo”, explicou.
Ele revelou que o projeto não foi aprovado ontem porque o deputado federal Luís Couto (PT/PB) pediu vistas do projeto alegando que a matéria incluía também o Amazonas e o Pará.
“Expliquei o conteúdo da matéria e o relator do projeto, deputado Eliseu Padilha (PMDB/RS), decidiu suspender a sessão para que fosse elaborada uma nova redação. Por fim, o Luís Couto retirou o pedido de vista e conseguimos agendar a votação para a sessão desta quarta”, disse.
Após a aprovação na CCJ, o projeto segue para sanção presidencial, após cinco sessões ordinárias, seguindo a legislação. “É uma questão de tempo para termos nosso horário de volta”, comemorou.