Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

V Simpósio da Amazônia será nesta terça-feira no auditório Nereu Ramos, da Câmara

 

A Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional (Caindr), realiza nesta terça-feira (8), em conjunto com a Subcomissão da Amazônia, do Senado Federal, o V Simpósio da Amazônia. Esse ano o simpósio terá como tema: “Uma Visão Jovem para o Futuro Sustentável da Região” e contará, como o próprio nome já diz, com a participação especial da juventude, principalmente acadêmica, para debater as propostas de desenvolvimento regional.

Durante o evento, serão discutidos assuntos como educação para o desenvolvimento sustentável, a geração de emprego e renda, entre outros, a fim de obter resultados práticos e urgentes em sintonia com as reivindicações da população.

 

O evento ocorre desde 2007, e tem como objetivo revelar nacionalmente os problemas que afligem a Amazônia, buscando através da mídia, uma interação entre as diversas camadas sociais para o mapeamento de possíveis soluções para a região que detém a maior biodiversidade do mundo.

O Presidente da Comissão da Amazônia, Gladson Cameli, ressaltou que muito se fala sobre preservação e a sustentabilidade da Amazônia, mas estes conceitos são antigos, assim como também não é recente o Plano Amazônia Sustentável (PAS) lançado em 2008, pelo governo federal. O PAS tem como objetivo definir diretrizes para o desenvolvimento sustentável da Amazônia brasileira e traçar objetivos para a juventude.

Cameli disse acreditar na renovação de conceitos e atitudes, com os mais antigos repassando aos jovens seus conhecimentos, e os jovens, por sua vez, incrementando as ações com o seu dinamismo e vitalidade.

O evento terá início às 9 horas e o credenciamento será das 8 às 9 horas. Estarão presentes palestrantes de peso como o Ministro das Cidades, Mário Negromonte; Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra; professora Bertha Becker e ainda como convidados especiais o Presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia e o Presidente do Senado, José Sarney. (Assessoria)

Sair da versão mobile