Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

O que importa

Ainda sobre a estadualização ou devolução do Saerb ao Governo do Estado, pouco importa criar e alimentar um cavalo de batalha. O que importa é que a empresa, praticamente, se inviabilizou técnica e financeiramente e a Capital do Estado corre o sério risco de sofrer um colapso no abastecimento d’água. Aliás, partes da cidade já estão passando por esta situação.

Evidentemente que no processo de devolução, a prefeitura terá que apresentar a real situação da empresa, com os repasses recebidos, onde e como foram aplicados. Enfim, uma prestação de contas rigorosa, que deve ser sim acompanhada e examinada pelos órgãos de fiscalização e pela oposição. Se irregularidades foram constatadas, que os responsáveis sejam identificados e respondam por elas na forma da lei.

O que a sociedade quer é que poder público – municipal ou esta-dual – seja mais competente na prestação desse serviço essencial. Há anos, décadas que os problemas neste setor vêm se arrastando. Partidos e administrações se sucedem, prometem melhorias, e a situação só tende a se agravar. Esta é a questão.

Sair da versão mobile