Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

A eucaristia consolida a nossa incorporação a Cristo

A Eucaristia consolida a incorporação em Cristo, operada no Batismo pelo dom do Espírito Santo (1 Cor 12,13-27). O Ano Jubilar Eucarístico da nossa Igreja quer ser um ano de ação de graças a Deus. Um ano de alegria e júbilo pelas maravilhas que Deus realizou e continua realizando no meio de nós, ao longo destes 25 anos de criação da Diocese de Rio Branco.

Nós somos e queremos continuar sendo a Igreja que anuncia o Evangelho e proclama a Graça do Senhor. Nós temos uma preciosa e rica herança que não podemos e não devemos perder.

O dom mais precioso, que nós já recebemos, foi a Eucaristia.

É o dom de Cristo e do seu Espírito deixado na sua igreja. É o próprio Corpo e o Sangue de Cristo que nós recebemos na comunhão eucarística.

A Eucaristia, portanto, realiza plenamente nossos anseios de unidade fraterna. Faz acontecer esses anseios que vivem em todo coração humano e, ao mesmo tempo, eleva essa experiência de fraternidade, através da participação na mesma mesa eucarística, a níveis que estão muito acima da mera experiência de um banquete humano.

Pela comunhão do Corpo de Cristo, a igreja consegue, cada vez mais profundamente, ser em Cristo o instrumento da íntima união com Deus e da unidade de todo o gênero humano.

Ninguém vive sem se alimentar. Para viver, dependemos não só da comida, mas também do pão da fraternidade, do carinho, da justiça. A Eucaristia é o alimento que precisamos para viver como irmãos em Cristo.
Nessa experiência de repartir o pão de cada dia, seja o pão de trigo, seja o pão da dor ou da alegria, Deus está presente.

Celebrar a Eucaristia é também uma denúncia contra a falta de fraternidade que existe no mundo, porque na Eucaristia comemos do mesmo pão, quando na vida falta pão para tanta gente.

Acreditamos e celebramos tudo isso na comunhão, porque a Eucaristia é Deus mesmo se repartindo como pão, na doação de Jesus.

A Eucaristia passa assim a ser verdadeiramente o alimento vivo oferecido por Deus para alimentar e purificar as almas dos seus filhos aqui na Terra. Faça a experiência de receber a Eucaristia com frequência. Você verá os milagres de Deus na sua vida.

Colho o ensejo para desejar a todos um santo e abençoado Natal!

Dom Joaquín Pertíñez

Sair da versão mobile