Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Copa do Brasil de 2013 terá clubes da Libertadores e terminará em novembro

A Copa do Brasil ganhará uma atenção especial a partir de 2013. O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, confirmou, na manhã de ontem (1º), no Rio de Janeiro, algumas modificações que têm como principal objetivo valorizar o torneio. Entre as principais alterações estão a participação de clubes que disputam a Libertadores, além da realização do torneio de março a novembro e não mais no primeiro semestre.
A mudança no regulamento também vai valorizar a competição com a entrada dos melhores clubes do país. Isso passa pela “reintegração” dos clubes que disputam a Libertadores.

A partir de 2013 os clubes que disputam a Libertadores entrarão nas oitavas-de-final da Copa do Brasil, após o término do torneio continental. Soma-se a isso o fato de que todos os 40 clubes que disputam as Séries A e B também terão vaga garantida na competição nacional. Com essas adições, a Copa do Brasil deve ter um aumento de 64 para 86 times. Inicialmente, 80 clubes disputarão a competição em sete fases até sobrarem dez times. Estes dez classificados se juntarão aos seis da Libertadores. Caso só haja cinco brasileiros na Libertadores, o líder do ranking da CBF será convidado para disputar as oitavas.

Outro ponto importante é que o torneio também será parte do processo qualificatório para a Copa Sul-Americana. A fase nacional no torneio continental será extinta. A partir de 2013, serão quatro classificados. Os mais bem colocados do Brasileirão 2012, que forem eliminados na Copa do Brasil antes do início da Sul-Americana serão incluídos no torneio continental. (AFI)

Sair da versão mobile