Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Acre é o 4º Estado da região Norte onde as pessoas mais se formam no nível superior

A formação em nível superior é um dos principais indicadores que apontam o crescimento na economia de um determinado local. Com planos ‘ousadas’ e um mercado altamente positivo, o Acre é um dos estados que mais tem investido na Educação Superior nos últimos anos.
Nível superior
Com um percentual de 5,83% (isto é, 42.766 acreanos formados), o IBGE revelou que o Acre é o quarto Estado da região Norte onde a população em idade ativa mais conclui o seu processo de escolarização em nível superior.

Em se tratando de número de graduados, só ficam à frente dos acreanos os formandos de Tocantins (7,05%), de Roraima (6,72%) e do Amapá (6,98%). Para se ter idéia da evolução local, o Acre já tem um percentual de pessoas que completaram o Ensino Superior maior que o dos seus vizinhos Amazonas (5,32%) de Rondônia (5,66%).

No entanto, apesar de a escolaridade superior acreana ter crescido nos últimos anos, ainda está relativamente distante da média nacional, que é de 8,31% (quase um terço acima da acreana). Mais longe ainda o Acre está das melhores estatísticas nacionais, que são as de São Paulo (11,67%), Rio de Janeiro (10,91%) e Paraná (9,71%), que chegam a ser o dobro da acreana. Pelo menos, o índice de formação superior acreano já se afastou um pouco mais dos piores desempenhos nacionais, que são da Bahia (4,51%), Pará (4,06%) e Maranhão (3,56%).

Os dados sobre a formação superior completa vem para fortalecer outra estatística que aponta que é a taxa de escolaridade acreana. Segundo a Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios do IBGE, 94,6% dos acreanos em idade escolar (de 4 anos até 24 anos) estão devidamente matriculados em instituições de ensino público ou particular, sejam escolas, centros, faculdades e/ou institutos.

Sair da versão mobile