Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Capacitação enfatiza tecnologias para o desenvolvimento da pecuária de leite acreana

Esta semana, agricultores familiares do município de Plácido de Castro estão aprendendo como elevar a capacidade produtiva do rebanho e aumentar a produção de leite. Entre os dias 12 e 14 eles participam do curso “Pecuária Leiteira Sustentável”, promovido pela Embrapa Acre, em parceria com o Instituto Dom Moacir, Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) e prefeitura do município, no Centro de Ensino Profissionalizante João de Deus.

Segundo o analista da Embrapa Acre, Alexandre Weick, coordenador e um dos instrutores do curso, Plácido de Castro é a principal bacia leiteira acreana, com uma produção média de 20 mil litros de leite/dia. Apesar da sua importância econômica e social, a atividade ainda apresenta baixo nível tecnológico na maioria das proprie-dades rurais. O curso vai enfatizar as alternativas desenvolvidas pela Embrapa para tornar a pecuária de leite do estado mais produtiva e sustentável.

“O objetivo é preparar os produtores para adoção de tecnologias e para atuarem como multiplicadores de conhecimentos nas comunidades. São alternativas simples e de baixo custo, indicadas para pequenos, médios e grandes produtores rurais”, explica Weick.

A capacitação aborda os manejos reprodutivo e sanitário do rebanho leiteiro, nutrição de bovinos de leite à pasto, melhoramento genético, manejo de pastagens (formação/reforma de pastagens e pastejo rotacio-nado) e Boas Práticas na ordenha, além de outros assuntos relacionados ao tema. As aulas práticas acontecem no Sítio Francana, onde está implantada uma das diversas Unidades Demonstrativas das tecnologias da Embrapa.

De acordo com o médico veterinário Cesar Lazzare, coor-denador técnico do Centro de Ensino Profissionalizante João de Deus, órgão do Instituto Dom Moacir, em Plácido de Castro, a pecuária leiteira é a principal fonte de renda para cerca de 200 famílias do município. Toda a produção é destinada a laticínios do Estado. “Essa região tem grande potencial para a pecuária de leite, mas há uma grande demanda por tecnologias na atividade. A capacitação vai melhorar o nível de conhecimento técnico dos produtores, podendo refletir em aumento na produção dos rebanhos e na renda familiar”, diz.

Para o médico veterinário Francisco Aloísio Cavalcante, pesquisador da Embrapa Acre, o sucesso da atividade leiteira depende de um conjunto de fatores, entre eles o manejo reprodutivo do rebanho – módulo que abordará as técnicas para intensificar a produção de leite. “Muitos produtores não sabem, mas é possível planejar o nascimento de bezerros e, deste modo, garantir renda o ano inteiro”, ressalta.

A capacitação também aborda os sintomas e métodos de controle de outras doenças frequentes na região como a Tristeza Parasitária, transmitida aos animais pelo carrapato; as verminoses, problema que afeta principalmente animais jovens; e a diarreia de bezerros, uma das principais causas de perdas de animais em fase de amamentação. “O produtor deve estar atento à saúde dos animais porque isto interfere diretamente na produção”, afirma Cavalcante. (Ascom Embrapa/AC)

Sair da versão mobile