Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Coordenadoria do MP faz seminário para debater plano estadual de enfrentamento

crianças0212Carlos Maia diz que seminário discutirá estratégias de enfrentamento à violênciaA Coordenadoria de Defesa da Infância e Juventude (CDIJ) do Ministério Público Estadual (MPE/AC) realiza na quarta e quinta-feira da próxima semana, dias 7 e 8, o 1º seminário para a revisão do Plano Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. O evento será realizado a partir das 8h da manhã, no auditório da Uninorte.

O seminário será uma oportunidade ímpar para convocar a sociedade e os atores que agem na preservação de crianças e adolescentes, para discutirem juntos a composição das estratégias e frentes de atuação do plano, uma importante ferramenta no combate aos maiores fatores de risco do público infanto-junvenil. Para os debates, estão sendo convidados os prefeitos de todos os municípios acrea-nos, além de órgãos e secreta-rias estaduais e federais que são parceiros da CDIJ (Sedss, Sejudh, Sesacre, SEE, PF, etc).

Segundo o coordenador da CDIJ, procurador Carlos Roberto da Silva Maia, a violência sexual contra o menor é um problema grave e muito preocupante para a sociedade. Por isso, o encontro tratará das maiores metas e desafios que o plano estadual de enfrentamento está desempenhando e que ainda deverão ser focadas para livrar de abusos adolescentes e crianças acreanas. Para o Dr. Carlos Maia, o seminário será fundamental para que a CDIJ e o governo sigam firmes no combate de todas as ameaças de exploração sexual contra os menores, desde os abusos que eles sofrem em casa até o tráfico internacional.

“Neste ano, integramos e fortalecemos o combate à exploração de menores. O seminário será importante para discutirmos juntos como poderemos avançar no sentido da prevenção familiar e do atendimento integral (saúde, assistência social, assessoramento jurídico, etc) ao menor, entre outros pontos”, comentou Carlos Maia.

A programação do seminário começa com 3 mesas de debate entre as 8h até o meio-dia (Mesa 1 – Contextualização da situação nacional e regional do processo de revisão dos planos de enfrentamento a violência sexual; Mesa 2 – Enfrentamento à  Violência Sexual Infanto-juvenil: Avanços e desafios na Implantação de Políticas Públicas no Estado do Acre; e Mesa 3 – Rede de cuidados a crianças e adolescentes vitimados pela violência sexual, com relatos), depois há intervalos pra almoço. À tarde, das 14h às 17h, o seminário segue com trabalhos em grupo pra revisar os 6 eixos de atuação (1. Análise da Situação; 2. Mobilização e Articulação; 3. Defesa e Responsabilização; 4. Prevenção; 5. Atendimento; 6. Protagonismo juvenil).

No 2º dia, das 8h ao meio-dia, haverá a apresentação dos resultados dos trabalhos, já com o debate aberto e a aprovação das propostas suscitadas. Para concluir, serão feitas as considerações finais, com a entrega dos certificados de participação.

 

 

Sair da versão mobile