Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Cúpula da segurança faz balanço e anuncia redução da violência

A cúpula da Secretaria de Estado e Segurança Pública (Sesp), em entrevista coletiva realizada ontem, no prédio do Palácio das Secretarias, anunciou a redução da violência. O Acre ocupa o 6º lugar no ranking entre os estados com os menores índices de crimes de homicídios. As autoridades também fizeram um balanço das atividades de setor, que está dentro do “plano de metas” traçado no início do ano.
Coletiva Segurança 2
“Tivemos um ano muito proveitoso. Estamos reduzindo os índices de violência, uma vez que atingimos o percentual de 23,24% em relação ao número de homicídios de 2010, enquanto a média nacional ficou em torno de 25,5%”, declarou o secretário da pasta Renir Graebner, agradecendo os investimentos do governo do Estado e as emendas parlamentares. A taxa de redução foi a maior nos últimos 10 anos.

De acordo com dados da Sesp, quase 70% da população afirma que a segurança melhorou e 74% dela confia nos órgãos de segurança. A polícia Militar já havia anunciado uma redução de 54% no número de roubos e homicídios em Rio Branco. O percentual é referente ao período de 1° de janeiro a 15 de fevereiro de 2011, comparado com a mesma época de 2010. A redução é creditada à metodologia de trabalho que vem sendo aplicada desde 2007, com a regionalização dos serviços.

O secretário de Estado de Polícia Civil, Emysson Farias, destacou a prisão de ‘bandidos perigosos’, o número de recolhimento do grupo de capturas (486) e 115 prisões homens que praticaram crimes sexuais contra crianças e adolescentes. O furto, no entanto, ficou longe das expectativas e ‘ainda figura como um desafio’ para a Polícia Civil. “Estamos conscientes de que precisamos realizar concursos e investir na polícia técnica, sobretudo no setor papiloscópico”, disse ele.

 

Sair da versão mobile