Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Curso de Medicina completa 10 anos no Acre

 

A medicina é uma das áreas do conhecimento ligada à manutenção e restauração da saúde. Não se pode imaginar a vida moderna em sociedade sem a presença dos médicos, profissionais que serão necessitados uma hora ou outra.
Medicina Acre
Mas e na região Norte do Brasil onde a carência de profissionais em todas as áreas médicas sempre foi grande? Esse quadro tem mudado apenas recentemente, principalmente no Acre, que comemora em novembro de 2011, o aniversário de 10 anos do Curso de Medicina da Universidade Federal do Acre, que já realiza uma mudança significativa na história da medicina do estado.

Quase como um presente, o Curso de Medicina recebeu dia 17 de novembro, do Ministério da Educação, através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), os resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e o Conceito Preliminar de Curso (CPC), para o ano de 2010. O Enade representa a avaliação do desempenho dos estudantes, através da medida de conhecimentos dos que estão entrando e saindo dos cursos de graduação. Na avaliação que varia de 1 a 5, o curso de Medicina da Ufac recebeu conceito 4-3, isto é: 4 no Enade (desempenho do aluno) e 3 no CPC (condições gerais do curso).

“Esse resultado enterra o mito de que o profissional médico formado na Ufac é de baixa qualidade”, conta o coordenador do curso de Medicina, o médico infectologista Thor Dantas. Assim, o curso de medicina do Acre deixou claro que não difere de grandes cursos de medicina do país, como as PUC’s localizadas no sudeste do país.

“Fiquei muito satisfeito e feliz com a nota adquirida, um mérito que também merece o agradecimento às universidades federais do Pará, Amazonas e Rondônia, que de alguma forma contribuíram”, disse o governador Tião Viana, um dos grandes responsáveis pela criação do curso no Acre há mais de uma década.

Caminho de melhorias
“Devemos uma melhor estrutura, e trabalhamos para mudar isso, pois não estamos acomodados, temos excelentes alunos”, reforça Thor Dantas. Com 46 professores fazendo parte de seu quadro, o curso de Medicina caminha para a formação de sua 5ª turma já nos mês de dezembro. Ao todo, quase 200 profissionais médicos já foram formados pela Universidade Federal do Acre.

O curso foi uma das maiores conquistas da Ufac. Um marco na história do sistema de saúde acreano e fruto de emendas parlamentares, de mais de R$ 2 milhões, do ainda senador Tião Viana, que além do apoio do Governo do Estado, contou com o empenho da Universidade e do Ministério da Educação.

“O curso de medicina simboliza um encontro de gerações comprometidas com os valores fundamentais como salvar vidas. Ele foi a organização de um centro de conhecimento para estudar a vida, romper as mazelas, formando técnicos que jamais podem se distanciar da responsabilidade humanista. Ele representa o rompimento das barreiras do tempo, apostando no conhecimento, na organização de equipe e adequação nos serviços de saúde. É uma grande conquista do povo do Acre”, exalta o governador Tião Viana.

Mas o caminho a percorrer ainda é longo. Mesmo completando 10 anos, melhorias são necessárias em estrutura e tornar o Acre auto sustentável na área médica é um processo a longo prazo. (Agência Acre)

Sair da versão mobile