Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

CUT tenta intermediar encontro entre reitoria e servidores do Ifac

Professores-cutA presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Rosana Nascimento, intermediou, na manhã de ontem, um encontro entre um grupo de servidores e o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac), Marcelo Minghelli. Mesmo depois de colocar um carro de som em frente da instituição para fazer protesto, a sindicalista decidiu ouvir o reitor, estudantes e outro grupo de manifestantes. Uma lista de reivindicações ficou de ser apresentada na próxima semana.

De acordo com assessoria de comunicação do Ifac, o reitor aceitou o pedido de desculpas de Rosana Nascimento. Ela, falando em nome do movimento de servidores do Instituto, teria admitido alguns ‘equívocos e exageros’ de membros de um grupo formado, em sua maioria, por servidores que já ocuparam cargos de confiança em gestões passadas. Os servidores afirmam sofrer assédio moral e perseguição por conta da formação de um sindicato.  
Na semana passada, Maria Lucilene Acácio, João de Lima Cabral, Joseady Alves d

,e Freitas e Maria das Graças Pereira protocolaram no Ministério Público Federal (MPF) denúncias de improbidade administrativa e perseguição na instituição. O grupo acusa Minghelli e o diretor do campus de Rio Branco, Breno Carrillo Silveira, de “gestores centralizadores e antidemocráticos”.

O reitor negou todas as denúncias. “O que existe é uma reação de um grupo que está respondendo a processos administrativos”, rebateu ele, negando, ainda, que a reitoria impedisse qualquer organização sindical. “Essas condutas do grupo denigrem a imagem da instituição”. Estudantes e outros servidores também criticaram a exposição negativa do Ifac. 

Sair da versão mobile