23 de maio de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

23 de maio de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Sistema do transporte coletivo se mobiliza contra a dengue

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
07/12/2011 - 20:02
Manda no zap!CompartilharTuitar

O sistema de transporte público de Rio Branco promoveu nesta quarta-feira,7, cerimônia de adesão à campanha de combate à dengue na capital. O evento, precedido da apresentação da mobilização pelo fim da violência contra a mulher, foi realizado no auditório do Serviço Social do Transporte (Sest/Senat) e contou com a presença motoristas, cobradores, gestores e servidores administrativos das empresas de ônibus que compõem o STCRB.
Pmrb dengue 2
O  Prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim, agradeceu o envolvimento dos empresários e trabalhadores declarando-se confiante que com as parcerias o enfrentamento à dengue será vitorioso.

Estiveram presente do presidente da RBTrans, Ricardo Torres, o presidente do Sest/Senat, Josimar Coelho; o secretário de Saúde de Rio Branco, Osvaldo Leal; e os donos das empresas São Judas Tadeu, Real Norte Floresta e Via Verde, respectivamente  João Moura, Valdir Mansour e Valderico Reis, além de Francisco Costa e Ricardo Moura,  presidentes do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte Coletivo do Acre e do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo do Acre (Sindcol), respectivamente.  “O Sest/Senat sempre se propôs a estar junto numa campanha que é de interesse de toda a comunidade”, disse Josimar Coelho.

A participação do STCRB deve ajudar  população deve adotar medidas simples  que visam eliminar  o risco de procriação do mosquito.  Depósitos para armazenamento de água (caixas, tambores, barris e outros), são responsável por pelo menos   85% dos criadouros e,  por isso devem-se tomar todos os cuidados necessários quanto a estes depósitos.

Devem ser procedidas limpeza regular semanal, com a esfregação das bordas dos depósitos porque ali se  encontram os ovos do mosquito. Somente realizar a troca da água não é eficaz. Também se devem manter estes depósitos sempre bem fechados, sem nenhuma possibilidade para entrada do mosquito, do contrário será um criadouro em potencial, a vedação serve também para poços e cisternas.

Em 2010 a  Operação Guerra Contra a Dengue –a primeira fase da campanha lançada pelo prefeito Raimundo Angelim e o governador Tião Viana –foi realizada também  em parceria entre Prefeitura e Governo do Estado, distribuiu 9.728 tampas de caixa d´água mas os moradores não usam. Em 2011, 3.342 tampas já foram instaladas e há estoque de 24 mil tampas na Secretaria Municipal de Saúde. Com o STCRB, adesivos e vestimentas serão usados para ajudar as pessoas a lembrarem que a guerra contra a doença continua e não pode ser descuidada.”O mosquito não faz parte da nossa família”, disse Francisco Costa ao reforçar a mensagem de se eliminar os focos do aedes Aegipty dentro de casa.

Os moradores devem também evitar qualquer tipo de depósito que acumule água: baldes, garrafas, aparador de planta, vasilhas. A positividade de larvas do Aedes nestes pequenos depósitos vem aumentado de forma significativa e por isso a importância de abrigá-los da chuva. No caso de bebedouros de animas a limpeza deve ser no mínimo semanal e para vasos de planta, eliminar o prato ou preenche-lo com areia; piscinas devem ser regularmente limpas e tratadas;  pneus devem ser abrigados da chuva ou encaminhados para Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos (UTRE).   Calhas devem ser regularmente desobstruídas para que não acumulem água.

Para o Líder do Prefeito na Câmara de Vereadores, Gabriel Forneck, a mobilização dos trabalhadores traz a confiança de que  imediatamente mais de 1.000 residências estarão livres dos focos do mosquito e a capacidade de interação da categoria com usuário do sistema replicará a conscientização sobre o tema. “Cada um que está aqui conversa sobre tudo com os passageiros e agora vão conservar sobre dengue”, disse Gabriel, parabenizando os sindicatos de empresas e de trabalhadores que, juntamente com a Prefeitura de  Rio Branco, promoveu o que considera de “importante articulação” para enfrentar a doença.
 
 
Osvaldo Leal: situação é muito grave
Com o lema “Dengue: a guerra não pode parar – combata a dengue dentro de casa”, a atual campanha visa conscientizar a população quanto aos riscos de se manter água limpa parada nos quintais neste início de inverno, o ambiente propício para reprodução do mosquito. Atualmente, sabe-se que cerca de 80% dos criadouros estão dentro ou no entorno das casas, o que chama a atenção de todos: “as pessoas acabam relaxando e não tomam medidas simples para combater o mosquito”, disse Osvaldo Leal, apresentando dados que mostram que a situação, em sua opinião, “é muito grave”.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Em abril passado, 4,08% das casas estavam infestadas com o inseto e, nos últimos dias a taxa de infestação subiu para 9,83%. Uma em cada dez casas tem a presença do mosquito. Os bairros mais afetados estão na Regional I, no Segundo Distrito, e na Regional III, nas adjacência do São Francisco.

Visando atingir e conscientizar um público específico que são os trabalhadores do transporte coletivo de Rio Branco, Angelim fez um chamamento que foi prontamente atendido pelos empresários do setor de transporte coletivo da capital. O Sistema Público de Transporte Coletivo de Rio Branco possui três empresas, compostas por mais de mil trabalhadores, distribuídos nas funções de motoristas, cobradores, fiscais e serviços administrativos.
 
50 mil passam pelo Terminal Urbano todos os dias
Dados da Bilhetagem Eletrônica dão conta que diariamente cerca de 50 mil pessoas utilizam o transporte coletivo em Rio Branco. São mais de um milhão de viagens realizadas por ano na capital entre idas e vindas. Costumamos dizer que o Terminal Urbano é o lugar do Estado onde mais circulam pessoas. Por isso, a idéia de lançar a Adesão do Sistema de Transporte Coletivo no Combate à Dengue.

Todos os ônibus que compõem o Sistema de Transporte Coletivo de Rio Branco serão adesivados com uma linguagem própria, levando mensagens e imagens de fácil compreensão de serem percebidas e observadas, mas de forte apelo, grande impacto e alcance social. Os motoristas e cobradores serão devidamente capacitados pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Vigilância Epidemiológica do Município e serão agentes multiplicadores do combate à dengue na capital. (Ascom PMRB)

Compartilhe:

  • WhatsApp
  • Publicar
  • Threads
  • Telegram
  • E-mail

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Empreendedorismo digital é sucesso no Acre

Próxima Notícia

Criança de 9 anos espanca mãe e tenta estrangular irmão

Mais Notícias

Acre se prepara para a 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres
Geral

Acre se prepara para a 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres

22/05/2025
Mulher invade escola do filho em Rio Branco e causa tumulto; Educação se pronuncia
4º destaque

Mulher invade escola do filho em Rio Branco e causa tumulto; Educação se pronuncia

22/05/2025
Dois jornalistas foram violentados no Acre em 2024, diz relatório da Fenaj; relembre os casos
Geral

Dois jornalistas foram violentados no Acre em 2024, diz relatório da Fenaj; relembre os casos

22/05/2025
Prazo de adesão de universidades públicas ao SiSU 2025 começa no dia 25
Geral

Enem 2025: publicado resultado final dos pedidos de isenção

22/05/2025
Ifac oferta 50 vagas para cursos gratuitos de inglês e espanhol; veja como se inscrever
Destaques Cotidiano

Inscrições para cursos técnicos e superiores do Ifac seguem abertas até o dia 30

22/05/2025
Mais Médicos bate recorde de inscritos com mais de 45,7 mil candidatos
Geral

Mais Médicos bate recorde de inscritos com mais de 45,7 mil candidatos

22/05/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Criança de 9 anos espanca mãe e tenta estrangular irmão

Agentes sócio-educativos param por condições de trabalho

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre