Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Empresas peruanas suspendem linha aérea e de ônibus da rota do pacífico

As empresas peruanas Star Peru e Movil, respectivamente de transporte aéreo e terrestre, suspenderam suas linhas da rota Acre/Peru. Apesar de o Governo do Estado investir bastante na aproximação dos 2 países, questões alfandegárias, fiscais, sanitárias, além da perda do título de aeroporto internacional, estão entre as causas principais da retirada.

Outro problema que também pode ter contribuído, segundo o presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens do Acre (Abav/AC), Francisco Serra Ferreira, é a ‘invasão’ de táxis na rota Rio Branco/Inãpari. “Talvez a prefeitura, através da superintendência de trânsito, devesse fiscalizar esse trecho, a exemplo de como aconteceu com os táxis que faziam a linha do aeroporto até o Centro da cidade”, sugeriu ele.

A secretária estadual de Esporte, Turismo e Lazer, Ilmara Rodrigues Lima, disse que o governo estadual, após contato com o Ministério das Relações Exteriores, assegurou que, em breve, a alfândega voltaria a funcionar, ‘de segunda a segunda-feira, num turno de 4h diárias. Quanto às questões infra-estruturais do aeroporto Plácido de Castro, sobretudo para que volte a receber vôos internacio-nais, a secretária informou que a Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária (Infraero) e a Receita Federal estão tomando as providências. Ela acrescentou: “vamos fazer contatos com outras empresas internacionais para operar nessa rota”.

O Acre será o 2º acesso aéreo do Brasil com o Peru. Atualmente, o Brasil e o país andino são ligados por via aérea através dos vôos que partem de São Paulo com destino a Lima, capital peruana. Dos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, São Paulo era o único que oferecia a conectividade com a capital peruana. “Esse vôo vem coroar um trabalho realizado na busca de consolidar a rota Amazônia-Andes-Pacífico, trazendo mais desenvolvimento por meio da integração de toda região”, finalizou Ilmara.

Sair da versão mobile