Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Endividamento recua em dezembro, mostra Peic

O número de famílias brasileiras que declarou possuir dívidas entre cheque pré-datado, cartão de crédito, carnê de loja, empréstimo pessoal, prestação de carro e seguros recuou de 59% em novembro para 58,6% em dezembro, registra a Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). É a sétima queda consecutiva, permanecendo, no entanto, acima do patamar observado ao final de 2010.

O percentual médio de famílias endividadas em 2011 foi 62,2%, ante 59,1% no ano 2010. Na comparação semestral, o indicador passou de uma média de 63,4% no primeiro semestre do ano, para 61,1% no segundo semestre de 2011. A média observada no segundo semestre de 2010 havia sido 58,8%. Já o percentual de famílias com contas ou dívidas em atraso subiu de 20,0% em novembro para 21,2% em dezembro, após três meses de queda, mas recuou 2,3 pontos percentuais em relação a dezembro de 2010.

“Apesar da alta pontual do percentual de famílias com contas em atraso, a percepção em relação a capacidade de pagamento alcançou o melhor nível do ano. Acreditamos que as perspectivas para a inadimplência são favoráveis”, afirma Marianne Hanson, da Divisão Econômica da CNC. (Assessoria Fecomércio)

Sair da versão mobile