Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Estrada muda a visão dos empresários do Juruá que procuram as ‘soluções Sebrae’

O asfaltamento da BR-364 até Cruzeiro do Sul foi um sonho acalentado durante décadas pela população dos vales do Purus, Envira, Tarauacá e Juruá que se viam totalmente isolados de Rio Branco, pela via terrestre, durante 8 meses do ano, realidade mudada agora com a garantia de tráfego permanente o que está causando uma verdadeira revolução na vida dos comerciantes e produtores de toda essa região.

As novas perspectivas com seus pontos positivos e negativos, como também as propostas de solução dessa problemática foram destaque na realização das ações do Sebrae Mais em Cruzeiro do Sul reunindo empresários daquela região.  Nos dias 10 e 24 de novembro aconteceu o Encontro Empresarial que teve como tema central a Abertura da BR-364  e também o curso de Gestão da Inovação dos quais participaram 22 empresários de vários setores.

Durante o encontro empresarial, Maria de Nazaré Cunha sócia-proprietária da empresa Roda Viva fez uma palestra sobre o que muda com a abertura da estrada, onde os empresários locais puderam ter mais clareza da necessidade de melhor se preparar para aproveitar as oportunidades de negócio que estão surgindo. Também, que para otimizar esse aproveitamento, necessitam melhorar seu sistema de compras, controles de fluxo de estoques aplicando novas tecnologias da informação e, para isso, solicitaram apoio e orientação do Sebrae.

Já o treinamento de Gestão da Inovação e, principalmente focado na gestão de pessoas fez com que os empresários manifestassem sua insatisfação com a qualidade da mão de obra e a baixa motivação dela em relação aos seus negócios. Durante os debates, os empresários se deram conta de que sua insatisfação com a mão de obra também é resultado da forma como contratam e administram seus empregados, sem levar em conta as aptidões naturais de cada um para determinadas funções, o que gera a necessidade de treinamentos profissionalizantes para os trabalhadores e de gestão de recursos humanos aos patrões. (Ascom Sebrae/AC)

Sair da versão mobile