Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Extrativista acreano é premiado nacionalmente

O final de 2011 realmente está sendo especial para Aldeci Cerqueira Maia, líder comunitário da Reserva Extrativista do Cazumbá-Iracema.

Foto-2---Nenzinho-e-John-ViNo dia 5 de dezembro, em São Paulo, nas dependências do Museu de Arte Moderna, ele representou o Acre na cerimônia de entrega do 16º Prêmio FORD de Conservação Ambiental. Nenzinho, como é mais conhecido, foi o grande vencedor na categoria Conquista Individual pelo trabalho de mobilização comunitária para criação da Reserva Extrativista do Cazumbá-Iracema, localizada em Sena Madureira/AC e com uma área total de 750.000 hectares, sendo hoje a quinta maior Reserva Extrativista do país.

A seleção dos projetos apresentados passou por criteriosa avaliação de júri formado por especialistas da área como Ana Rita Pereira Alves, diretora da Sociedade Civil Mamirauá; Adalberto Marcondes, diretor do Site Envolverde; Célio Costa Pinto, superintendente do Ibama na Bahia; Eric Stoner, especialista em meio ambiente e ex-diretor da USAID; Shelley Carneiro, gerente de Meio Ambiente da CNI; Ricardo Braun, pesquisador, especialista e consultor na área de sustentabilidade ambiental, e Kaká Werá Jecupé, escritor e ambientalista de origem tapuia, fundador da Instituto Arapoty, professor da Universidade da Paz (Unipaz) e conselheiro da Bovespa Social & Ambiental.

O objetivo da Ford ao realizar o Prêmio, hoje reconhecido como um dos mais importantes na área ambiental, é incentivar o desenvolvimento de ini-ciativas inovadoras e exemplares, além de divulgar o trabalho de pessoas e entidades que se dedicam a promover a consciência ambiental do país. Por esse motivo, neste ano a cerimônia de premiação aconteceu durante o 1º Seminário Ford de Sustentabilidade.

No evento, Nenzinho teve a oportunidade de compartilhar um pouco de sua história com os presentes, lembrando a luta dos seringueiros da Amazônia para criação das primeiras reservas extrativista no país, momento em que também recebeu muitos aplausos e elogios pelo trabalho realizado.

Esse mês Nenzinho também foi um dos vencedores do Prêmio Betinho Atitude Cidadã 2011, pelo seu trabalho e dedicação para criação da Resex do Cazumbá-Iracema, em 2002.

O prêmio é uma iniciativa do Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (COEP) e visa reconhecer e valorizar pessoas que praticam a promoção da cidadania e a mobilização para melhorar as condições de vida de comunidades de baixa renda.

No final de novembro, Nenzinho também foi agracia-do com o Prêmio Personalidade Acreana, na categoria meio ambiente.

Atualmente Aldeci faz parte da equipe gestora da Reserva, como Assistente Administrativo, sendo peça fundamental na relação entre o ICMBio, órgão gestor da Unidade, e as comunidades, por ser uma fonte de informações única, memória viva de todos os passos dados até a criação da Reserva. (Assessoria)

 

Sair da versão mobile