Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Governo do Acre reconhece o trabalho dos agentes da Saúde contra a malária

agentes de combate a malariO Teatro dos Nauas, em Cruzeiro do Sul, foi palco de um momento de gratidão e honra do governador Tião Viana e da Secretaria de Saúde, Suely Melo. Eles agradeceram a cada um dos profissionais de saúde envolvidos no combate à malária, doença que atingiu o menor índice de ocorrência este ano, desde 2006. O Acre foi reconhecido como a segunda melhor estratégia das Américas no combate à malária e o governo fez questão de dividir este reconhecimento com enfermeiros, agentes de saúde, motoristas, microscopistas e outros profissionais que participaram desta conquista.

O prêmio foi dado pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). As prefeituras das cidades de Rodrigues Alves, Mâncio Lima Cruzeiro do Sul receberam réplicas da homenagem.  O prefeito de Rodrigues Alves, Francisco Saraiva, o Burica, agradeceu o empenho dos profissionais.

 “Vocês venceram a história da epidemia, das comunidades em que todos os moradores pegavam a doença, isso agora é página virada, mas que é reconhecida internacionalmente, pois foi vencida com uma estratégia simples, só que de muita união e esforço. Vejam como as coisas simples podem mudar a realidade ao nosso redor, os mosquiteiros impregnados são um exemplo disso”, disse o governador Tião Viana.

Para a secretária de Saúde, Suely Melo, o reconhecimento internacional do Acre como a segunda melhor estratégia de combate à malária das Américas é fruto de um esforço de anos, de muita luta e dedicação de todos, dos motoristas aos médicos.

“A malária é um desafio a cada dia, porque a Amazônia favorece a proliferação do mosquito vetor. Quando recebemos o prêmio nos disseram que é impressionante a organização e o envolvimento profissional da região e fiquei emocionada. Estou dividindo essa emoção com vocês e parabenizando cada um. Eu peço que não descansem dessa luta, para que não tenhamos que enfrentar novas epidemias”, disse a secretária.

As equipes com melhor desempenho na redução dos indicadores de malária foram premiadas com uma bonificação salarial.
 
Governo oferece curso para 97 profissionais
Como parte do reconhecimento, o governo do Estado oferece a 97 profissionais o curso técnico em análise clínica com ênfase em microscopia para diagnóstico de malária, leishmaniose, doença de chagas, filariose, hanseníase e tuberculose. O curso será oferecido pela Escola Técnica em Saúde, Maria Moreira da Rocha. (Agência Acre)

Sair da versão mobile