Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Grupo Gloria anuncia investimentos no Acre

GloriaO secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços, Ciência e Tecnologia, Edvaldo Magalhães, chega em Lima amanhã para discutir com o presidente do Grupo Gloria, Vitor Rodriguez Rodriguez, quais serão efetivamente os investimentos peruanos no Acre.

Há mais de um ano, o grupo decidiu expandir os investimentos na Amazônia brasileira. Uma série de visitas e estudos foram realizados por executivos da holding peruana para identificar o local mais estratégico.

O Acre recebeu atenção especial por ter criado infra-estrutura rodoviária integrada com a “caretera interoceânica” (a Estrada do Pacífico) que possibilita utilização de formato intermodal no transporte de produtos.

O secretário de Estado acreano chega em Lima com um bom trunfo na mesa de negociação: o alfandegamento da Zona de Processamento de Exportação, praticamente aceita pela Receita Federal brasileira.

Indústria de beneficiamento de leite, cimento, fertilizantes, açúcar e indústria de transformação de blocos minerais são as alternativas possíveis. Poucas são as chances de investimentos em outros setores.

Açúcar – Em setembro deste ano, o presidente do Grupo Gloria e o presidente do Grupo Farias (setor sucroalcooleiro) realizaram um encontro na usina em Goiânia para saber como poderia ser feito o trabalho de produção de açúcar utilizando parte da usina Álcool Verde, sediada em Capixaba, interior do Acre.

A usina acreana, com a atual área plantada, não tem condições de produzir açúcar. Mas, com a possível entrada do Grupo Gloria, o cenário pode mudar.

Leite – Esse é o setor com maior possibilidade de investimentos. Há demanda reprimida. Atualmente, o maior risco para investir na cadeia do leite é a garantia do insumo em escala industrial. A produção tem aumentado e hoje já alcança 81 mil litros diários. Ainda é pouco.

Mas, existe possibilidade de expansão que pode ser puxado pela instalação de uma indústria que exija produção.

Cimento e fertilizantes – De olho em grandes projetos de infra-estrutura, como o Programa de Aceleração de Crescimento, e do aumento da produtividade na agricultura do Centro-Oeste brasileiro, cimento de fertilizantes estão entre as possibilidades de investimentos do Grupo Gloria. Esses dois produtos seriam beneficiados na Zona de Processamento de Exportação. Até o fim do ano, uma nova missão de executivos do Grupo Gloria deve acontecer em Rio Branco para formalizar os investimentos. Edvaldo Magalhães retorna de Lima no próximo domingo.

Sair da versão mobile