Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

OAB processará gaúcha que ofendeu o Acre e o Ceará

GauchaUma jovem internauta gaúcha de 18 anos, que se identifica como ‘Sophia Fernandes’, teceu uma série de comentários de caráter xenofóbico pelo Twitter contra o Acre e vários outros Estados e agora deve ser processada. Na tarde da última sexta-feira, dia 9, a Ordem dos Advogados do Ceará (OAB/CE) anunciou que está elaborando um tipo de dossiê reunindo evidências para prestar a queixa na Justiça sulista de notícia-crime contra a moça.

O caso ganhou repercussão nas redes sociais do Nordeste desde a última quarta-feira, dia 7. A garota em questão começou a postar, pelo seu Twitter (@SophiaofDreams), a insistir no uso da hashtag “#insultopiauiense insulto é essas merdas existirem, falo mesmo…”. Por con-ta disso, vários usuários foram criticar a postura da moça e ela acabou respondendo com mais comentários ofensivos contra vários usuários, atacando nordestinos (cearenses e piauienses), pessoas com ascendência japonesa até acreanos.

Os twitteiros, então, denunciaram a jovem para vários órgãos do Ceará e do Piauí. Após toda a confusão, não se sabe mais se o perfil da garota é verdadeiro, já que ele não informa mais dados concretos sobre ela. Há também suspeitas de que o perfil tenha sido invadido.  

Entre as denúncias que a Ordem deve prestar contra a jovem na Justiça, estão as acusações de prática de racismo. O documento da entidade será enviado ao Ministério Público Federal do Rio Grade do Sul e à Polícia Federal do Ceará, que, por sua vez, deve acionar a PF/RS já no começo desta semana, para tomar as devidas providências.

Segundo a assessora jurídica da OAB/CE, Patrícia Sena, quando encerrado o processo, a pena máxima que a jovem gaúcha poderá pegar é de até 5 anos de prisão, mais multa. No entanto, ela também pondera que na maioria de casos como este da twitteira, o que acontece é de o réu pegar a pena mínima, que é a prestação de ‘X’ horas de serviços comunitários.

O caso relembra o da estudante de Direito Mayara Petruso, que em junho deste ano foi acusada de racismo pela OAB/PE.

 

Twitter hackeado – O perfil da jovem ‘Sophia Fernandes foi hackeado na madrugada de sábado, por um grupo que se identifica como ‘defensor do povo e contra qualquer tipo de preconceito’. O grupo deixou a mensagem: ‘Perfil hackeado por conter apologia à Xenofobia’. (Com informações de O Povo Online)

Sair da versão mobile