Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Padre lamenta acusação e diz que não foi comunicado sobre missa em memória de Chico Mendes, 5ª feira

i033919 584A falta de comunicação entre pessoas que desejariam a celebração de uma missa em memória da morte de Chico Mendes, na quinta-feira, 22, em Xapuri, e o padre Francisco das Chagas, pároco da Paróquia São Sebastião, causou confusão. O sacerdote foi acusado de “fugir para não celebrar a missa”.

Padre Chagas lamentou o fato e disse que não queria comentar o ocorrido. Mas explicou que em momento algum foi comunicado ou convidado para celebrar a missa. Dedicado às causas dos mais necessitados, padre Chagas é respeitado e amado pelos fiéis de Xapuri.

Ele revelou que no último domingo, 18, o padre Luís Ceppi celebrou uma missa no Seringal Cachoeira, em memória de Chico Mendes. “O Raimundão me convidou e eu também fui celebrar uma missa na comunidade Rio Branco, na quarta-feira. Para essa fui avisado e convidado”, disse.

Com a mesma sabedoria com que conduz a Paróquia de São Sebastião, padre Chagas disse   que jamais se negou celebrar uma missa, mas lembrou que tem várias atividades, inclusive na zona rural e que precisa ser comunicado sobre as celebrações para organizar suas tarefas. 

O sacerdote celebra missa não somente na igreja matriz, mas também em outras comunicadades, além de realiar outros serviços. O agendamento de missas devem ser combinadas com os párocos. Padres da Diocese de Rio Branco também não gostaram das acusações feitas contra Padre Chagas, consideradas por eles como uma verdadeira afronta.

O jornalista Raimari Cardoso, afirmou em seu blog que os organizadores da Semana Chico Mendes divulgaram a realização de uma entrevista coletiva, na Rádio Educadora 6 de Agosto, sem que ele, o responsável pela emissora fosse comunicado.

“Sem garantir que isso tenha alguma relação com o incidente, sou obrigado a dizer que a Semana Chico Mendes deste ano não foi um primor de organização. Exemplo disso, foi a surpresa que tive ao ver constar na programação do dia 19 de dezembro, prevista para às 9 horas, uma Coletiva na Rádio Educadora 6 de Agosto – Xapuri – tema: Desenvolvimento Regional do Alto Acre”, escreveu.

“Ora, sou o único responsável pela emissora no município e a tal ‘coletiva’ jamais foi combinada com os russos, como diria Garrincha. É evidente que ninguém compareceu à rádio para participar do evento programado. Será que, por ventura, a organização da Semana Chico Mendes não esqueceu também de combinar a missa com o padre?”, questionou.

O senador Jorge Viana (PT) foi até Xapuri para participar da programação em memória a Chico Mendes. Como o padre Chagas não foi comunicado sobre a realização da missa, religiosas realizaram uma Celebração da Palavra.

Sair da versão mobile