Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Papa nomeia Dom Esmeraldo Barreto bispo de Porto Velho

Após 13 anos como arcebispo da capital, Dom Moacyr Grechi passa o cargo a Dom Esmeraldo Barreto de Farias. O anuncio foi divulgado na última quarta-feira (30), em coletiva de impressa realizado em Porto Velho, após decisão do Vaticano. O novo bispo assume a função no dia 3 de março de 2012, às 17h, no auditório do Osen. Em respeito ao Código de Direito Canônico, o bispo deixar de exercer a função após completar certa idade.

De acordo com o padre Antônio Fontinele, Dom Macyr Grechi deixa um importante legado para toda a Amazônia Legal. “Ele fez um trabalho digno de um arcebispo. Isso porque atuou em frentes perigosas para defender os mais necessitados. Seu sacerdócio ultrapassou as barreiras da Amazônia Legal, sempre defendendo suas ovelhas e colocando-se a serviço de todos”, concluiu Fontinele.

 

O coordenador de pastorais, Jair Bruxel, afirmou que Dom Esmeraldo é aguardado com festa em Porto Velho. “Ele ainda não chegou para assumir, mas esperamos com muita ansiedade sua presença. Queremos que Dom Esmeraldo continue o trabalho desenvolvido por Dom Moacir”.

Ainda de acordo com Dom Moacyr, o novo bispo possui as qualidades essenciais para o cargo. “Temos que indicar três pessoas ao Papa. A minha preferência era por Esmeraldo e, graças a Deus, o Papa também escolheu ele. Ele tem um olhar seminarista, já ocupou diversas funções na igreja e vive da palavra“, finalizou Dom Moacyr Grechi.

Dom Esmeraldo Barreto de Farias nasceu no dia 04 de julho de 1949, na comunidade do Bonfim, município de Santo Antônio de Jesus, diocese de Amargosa na Bahia.

Entrou no Seminário Menor Nossa Senhora do Bom Conselho em Amargosa em 1962, período que concluiu o ensino médio. Cursou História na Universidade Federal de Minas Gerais (1970-1973) e Teologia no Instituto de Teologia da Univ. Católica de Salvador (1974-1776).

Em janeiro de 1977 foi nomeado presbítero da comunidade Bonfim de Santo Antônio de Jesus (BA). De 1991 a 1995, foi diretor Espiritual no Seminário Maior da Diocese de Amargosa na cidade de Ilhéus. De 1991 a 2000 foi coordenador Nacional da Associação dos Padres do Prado. Até então Padre Esmeraldo, foi nomeado bispo no dia 22 de março de 2000. Em 2007 assumiu a diocese de Santarém no Pará.

No mesmo ano, se tornou presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Ministério Ordenado e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). (Paulo Vagner/portalamazonia@redeamazonica.com.br)

Sair da versão mobile