Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Produtos da ceia de natal sobem quase 8%

Com a proximidade do Natal o consumidor está indo com mais frequência aos mercados para comprar os alimentos que compõem a ceia natalina. Conforme os gerentes de supermercados, os ingredientes mais procurados são as frutas secas, o panetone e o tradicional peru.

Ceia de natal 2
De acordo com dados do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), os produtos ficaram 7,5% mais caros relação ao mesmo período do ano passado.

A reportagem de A GAZETA constatou que nos cinco principais supermercados da capital, os preços de produtos eram praticamente idênticos. No início do mês, a movimentação nos mercados cresceu cerca de 50% e, agora, quanto mais consumidores comecem a preparar a ceia, a expectativa é que cresça mais 50%, totalizando 100%, em comparação ao mesmo período do ano passado.

A vendedora Janaina Andrade aproveitou seu dia de folga para adiantar as compras da sua ceia natalina e evitar os tumultos nos centros comerciais, que ocorrem às vésperas das celebrações. “Não gosto de deixar para a última hora. Então, aproveitei para comparar os preços, que são praticamente idênticos”, contou. Ela reclamou do preço do peru (R$ 69).

O gerente de um supermercado no centro da cidade, Claudemir de Mesquita Machado conta que os produtos alimentícios de maior volume de venda são o panetone e as frutas secas. “A maioria das pessoas deixa para comprar os produtos comestíveis na última hora, mas esses alimentos são duráveis, por isso já estão tendo procura”, relata. A venda de frutas secas e típicas desta época deve crescer 10%. Na categoria de bebidas, a expectativa do comércio é de que o consumo seja de 15% a mais, comparado ao ano passado.

Principais produtos da ceia:
– Panetone
– Peru
– Chester
– Frutas secas
– Vinhos e espumantes
– Avelã
– Uva
– Maça
– Nozes

Sair da versão mobile