Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Reengenharia dos processos da Sesp busca excelência na prestação de serviços

DSC05809Com o intuito de reestruturar internamente os processos, buscar um alinhamento estratégico com o Plano de Metas – Pacto pela Paz – e com a colheita de resultados do governo, a Secretaria de Segurança Pública (Sesp) implanta um projeto de reengenharia dos processos internos.

Com esse sistema de gestão administrativa, pretende-se repensar e adequar os processos nuclea-res, como o serviço ao cliente, o desenvolvimento de novos projetos, a cultura organizacional, a resposta às demandas, entre outros, a fim de reduzir custos, aumentar a produtividade e o aumento do grau de satisfação do cliente e proporcionar uma melhoria na qualidade de vida dos colaboradores.

Diferentemente da reengenharia tradicional, que parte de cima para baixo e visa obter resultados num curto espaço de tempo, esse sistema será misto, porque contará com a participação de todos os colaboradores e a utilização dos conceitos e princípios da gestão pela qualidade total (TQM), porque vamos implantar melhorias nos processos já existentes através da eliminação dos problemas identificados e realinhar outros, com o mesmo objetivo, implantando uma gestão pela qualidade e de forma participativa, num prazo médio.

O gerenciamento do projeto será realizado por uma coordenação-geral, com os próprios técnicos da Sesp, sob a supervisão direta do secretário Reni Graebner. O projeto, já lançado no dia 6 de dezembro deste ano, será iniciado somente em fevereiro de 2012, e sua finalização está programada para o final do mesmo ano, quando se pretende ter construído todos os procedimentos operacionais, seus fluxogramas, a missão e o regimento interno.

Este projeto será mais um marco regulatório na Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) porque alguns dos setores não possuem sistematizados os seus procedimentos operacionais, o fluxograma dos seus processos existentes, assim como não existe o regimento interno do órgão. (Agência Acre)

Sair da versão mobile