Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Sebrae chega a 100 Territórios da Cidadania

O programa nacional Sebrae nos Territórios da Cidadania avança em 100 regiões do país e já alcança cerca de 83% das 120 localidades que fazem parte da iniciativa do governo federal. Essas áreas irão receber, a partir do próximo ano, projetos desenvolvidos pelas unidades estaduais da instituição. Para isso, haverá investimento em torno de R$ 128 milhões até 2014.
 
“O desafio é promover um ambiente mais favorável aos pequenos negócios nesses territórios para reverter o baixo dinamismo econômico”, diz o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos. Para isso, será essencial aplicar a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa nos municípios, prevê. “Significará um efetivo processo de inclusão produtiva, com geração de emprego e renda, além de aumentar a receita municipal e promover o desenvolvimento local.”
 
Ao todo, 100 projetos foram aprovados e 34 iniciaram suas atividades ainda em 2011, com repasse de R$ 4,1 milhões do Sebrae Nacional. Nas demais localidades, as ações terão início em 2012. A meta da área de Desenvolvimento Territorial do Sebrae, de 50 projetos aprovados em 2011, foi amplamente superada. “A grande adesão dos estados permitiu atingirmos uma quantidade muito mais expressiva para avançarmos nas localidades onde até então o Sebrae não havia chegado”, afirma o coordenador nacional do programa Territórios da Cidadania, Augusto Togni.
 
O atendimento nas localidades será feito de forma individual e coletiva. O principal canal de atuação é o programa Negócio a Negócio – metodologia que leva até o empresário orientação gratuita e personalizada para melhorar a gestão e o desempenho do empreendimento. Também será feita articulação com as prefeituras para implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa em cada município.
 
Em 2012, será implementado o Sistema de Indicadores Econômicos dos Territórios, que envolve dados referentes ao mercado local, a finanças públicas e aos pequenos negócios. “A ferramenta vai contribuir para que cada prefeitura faça um diagnóstico do seu município. A população em geral também poderá ter acesso às informações. O sistema ficará disponível no Portal Sebrae”, explica Augusto.
 
Para abril próximo, está prevista, em Brasília, uma exposição de projetos e produtos provenientes dos clientes atendidos nessas áreas – a Expo Brasil Desenvolvimento Local. Também será lançada uma publicação com balanço dos três anos de atuação do Sebrae nos Territórios da Cidadania. “O documento aborda a estratégia que a instituição adotou para o próximo triênio. A publicação também enfatiza o papel do Sebrae na promoção do empreendedorismo em iniciativas de inclusão produtiva”, ressalta Augusto. (Ascom Sebrae)

 

Sair da versão mobile