Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Sejudh realiza Semana dos Direitos Humanos

A Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) abriu ontem a Semana de Direitos Humanos.  A programação, que se estende até sexta-feira, começou com o fórum estadual de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. A abertura foi no auditório da Secretaria de Estado de Educação (SEE), onde aconteceram apresentações de um festival de teatro, realizadas por escolas estaduais. Todas as peças fizeram encenações com temas relacionados aos direitos humanos.
DSC 2760
O evento tem como parceira a SEE. Hoje, as escolas continuam com apresentações de capoeira, hip hop infantil e desfiles cujo tema é do lixo ao luxo, com o uso de materiais reciclados. Também está na programação apresentações de danças, corais dos alunos, explanação do projeto Escola sem Homofobia e apresentações de fanfarras. “Temos inúmeros temas e públicos, mas estamos priorizando as crianças e os adolescentes por causa da vulnerabilidade social em que alguns se encontram”, comentou o secretário da pasta, Nílson Mourão.

Na quarta e quinta-feira (7 e 8), das 8 às 12h e das 14 às 18h, acontecerá o seminário de definição de estratégias de enfrentamento da pedofilia no Estado. O encontro será no Auditório da Uninorte, realizado em parceria com o Fórum Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes. O encerramento será realizado na Organização Central de Atendimento (OCA), com a apresentação do coral dos reeducandos e a posse dos membros do Conselho Estadual de Direitos Humanos e Cidadania do Acre (Ceghca).

A defesa dos direitos humanos se consolidou com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948, aprovada pela assembléia geral da Organização das Nações Unidas (ONU). O documento trata da universalidade dos direitos humanos e a igualdade entre todos os povos, sendo um marco para a promoção e proteção aos direitos humanos. Também ficou instituído que o dia 10 de novembro passaria a ser o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Sair da versão mobile